Pistorius será submetido a um controle eletrônico e poderá sair de casa por até cinco horas por dia,
Ag Globo |
08/12/2015 às 19:05
A justiça sul-africana concedeu, nesta terça-feira, a liberdade sob o pagamento de fiança ao atleta paralímpico Oscar Pistorius. Ele continuará cumprindo prisão domiciliar pelo assassinato da namorada Reeva Steenkamp, em 2013.
Em primeira instância, o atleta foi condenado por homicídio culposo e teria que cumprir cinco anos de prisão. Após passar um ano na penitenciária, ele foi autorizado, em outubro, a completar a sentença em regime domiciliar.
Porém, na semana passada, o tribunal reclassificou o crime como assassinato. Desta forma, ele poderia pegar ao menos 15 anos de detenção. Mas, por não apresentar risco de fuga, foi liberado do regime fechado após o pagamento de uma fiança de cerca de R$ 2.600.
A juíza Aubrey Ledwaba, da Alta Corte de Pretória, contou que Pistorius será submetido a um controle eletrônico e poderá sair de casa por até cinco horas por dia, desde que não se afaste mais de 20 km da residência.
A duração exata da sentença ainda não foi estabelecida. A próxima audiência do caso está marcada para o dia 16 de abril. Em fevereiro de 2013, Pistorius matou a namorada com quatro tiros. Ele alega que a confundiu com um ladrão.