Esporte

A LAMA NO FUTEBOL: Del Nero e Ricardo Teixeira são denunciados nos EUA

Ao todo, 16 dirigentes foram acusados de corrupção na Fifa. Dois deles estão detidos em Zurique: Hawitt, presidente da Concacaf, e Napout, mandatário da Conmebol
Globo , EUA | 03/12/2015 às 17:20
Loretta Lynch em pronunciamento da justiça americana
Foto: Reuters
Em pronunciamento realizado nesta quinta-feira, a procuradora-geral da Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch, anunciou que Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira estão entre os nomes denunciados por corrupção na Fifa. Ao todo, 16 dirigentes foram acusados na nova fase do processo, que teve início em maio, com a prisão, entre outros, do ex-presidente da CBF José Maria Marin.
Além de Del Nero e Teixeira, foram denunciados: Alfredo Hawit, Ariel Alvarado, Rafael Callejas, Brayan Jiménez, Rafael Salguero, Héctor Trujillo, Reynaldo Vazquez, Juan Ángel Napout, Manuel Burga, Carlos Chávez, Luís Chiriboga, Eduardo Deluca, José Luis Meiszner e Romer Osuna.

- O futebol está indo para o lado errado. Futebol significa união, cultura e valores fundamentais para este momento do planeta. Não há espaço para corrupção. Por isso, o Departamento de Justiça dos EUA não pode se ausentar. Agradeço a todos que estão nos ajudando - disse Lynch

Em relação à situação de Del Nero, que está no Brasil, cuja constituição proíbe a extradição de seus cidadãos, a não ser em casos de tráfico de drogas ou crimes cometidos antes da aquisição de cidadania brasileira, Lynch afirmou que está trabalhando para que os nomes indiciados sejam extraditados para os EUA. 

- Temos alguns acordos, sim, com outros países, não. Nós podemos, sim, fazer tudo que for possível para trazer essas pessoas perante nossa Justiça, e faremos tudo que estiver ao nosso alcance. Essa investigação é baseada nas evidências, temos diferentes caminhos para os inquéritos.