Esporte

Projeto Na Base do Esporte será lançado dia 23

Torneio interbases vai incentivar a prática esportiva nas áreas das Bases Comunitárias de Segurança
Luzia Vilas Boas , Salvador | 20/11/2015 às 11:23
Na Base do Esporte
Foto: Divulgação

Na Base do Esporte é mais uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Pacto pela Vida, que visa a colaborar para a transformação de contextos sociais associados à violência no estado. O projeto será lançado no próximo dia 23, às 15h, na Tribuna de Honra do Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, quando serão entregues os uniformes dos times de futebol e de futsal de 13 Bases Comunitárias de Segurança do Estado. Vinte e três times, sendo 10 femininos de futsal e 13 masculinos de futebol de campo, vão participar dos torneios nos próximos dias 28 e 29 de novembro.

No lançamento, representantes dos times das Bases Comunitárias de Segurança vão receber os uniformes. Na oportunidade, serão apresentadas a proposta do projeto e as programações do Torneio Feminino de Futsal e do Torneio Masculino de Futebol de Campo, que acontecem, respectivamente, dia 28, no Ginásio Poliesportivo do SESI de Simões Filho, e dia 29, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. Em ambos os dias, a abertura acontece às 8h30 e as partidas têm início às 9h. A expectativa é envolver, nos torneios, cerca de 410 atletas nas duas modalidades esportivas. Os familiares dos atletas e comunidades são esperadas para fazer a torcida, com entrada gratuita nos dois dias de competição.

O projeto é realizado pela Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb/Setre). Também são parceiros a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar, FIEB/ SESI, que cedeu o espaço, em Simões Filho, para as partidas de futsal feminino.

O principal propósito da ação é estimular a prática do esporte e levar lazer e entretenimento como estratégia de socialização das comunidades, com foco nos públicos prioritários do Pacto pela Vida. “Desde os preparativos e treinos, até a realização do torneio, esperamos fortalecer as potencialidades humanas básicas, criando conexões entre indivíduos, ensinando valores essenciais e habilidades para a vida”, fundamenta o superintendente da Sudesb, Elias Dourado.

Para o secretário Geraldo Reis, “esse projeto constitui uma valiosa ferramenta para melhorar a coesão social, descobrir talentos, criar novos ídolos esportivos. Os resultados esperados não estão associados às vitórias, mas sim aos valores da dedicação, da coletividade e do respeito”, explica. Segundo Reis, atividades como esta “podem ajudar a desenvolver nas comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade um maior sentimento de pertencimento e sentido de grupo”.

COMPETIÇÃO - Em Salvador, estão envolvidas no projeto as comunidades de Rio Sena, Bairro da Paz, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos, Calabar, Uruguai, Águas Claras, São Caetano. No interior, Camaçari, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas/Itinga.

O torneio terá o sistema de eliminatória simples, ou seja, a equipe perdedora fica automaticamente eliminada. As partidas de campo terão a duração de 30 minutos e as de quadra, 20 minutos. Em caso de empate serão disputadas cobranças de pênaltis.
Os primeiros confrontos do futebol masculino serão entre as comunidades das bases comunitárias de Camaçari x São Caetano, Uruguai x Nordeste de Amaralina, Santa Cruz x Águas Claras, Itinga x Rio Sena, Vitória da Conquista x Bairro da Paz e Fazenda Coutos x Calabar.
Já os primeiros confrontos do futebol feminino são: Águas Claras x Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz x Rio Sena, Calabar x Bairro da Paz, Fazenda Coutos x Itinga.

SJDHDS