Em Caracas, o Equador, impossível, enfiou 3 x 1 na lanterna Venezuela e continua líder, com 100% de aproveitamento até agora.
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
18/11/2015 às 08:40
Renato Augusto se emociona após o gol
Foto: Getty
Não foi uma atuação empolgante, faltou um pouco de brilho à equipe como um todo e também ao ídolo Neymar. Mas ambos, Brasil e Neymar, fizeram um bom jogo e, melhor que tudo, conseguimos uma expressiva vitória sobre o guerreiro Peru na noite limpa de terça-feira, na Fonte Nova cheia, Salvador da bola em festa.
**
Piscadelas do jogo
Uma arena Fonte Nova diferente, verde amarela, cheia, com mais de 40 mil pessoas nas arquibancadas, um público bem mais comportado que o costumeiro, outra plateia, o amarelo predominando.
A seleção de Dunga entrou com uma nova escalação. Três jogadores do Corínthians (Gil, Elias e Renato Augusto) em campo e um esquema diferente: uma linha de quatro zagueiros (Daniel, Gil, Miranda e Filipe), dois apoiadores ( Luis Gustavo e Elias), três meias (William pela direita, Douglas Costa pela esquerda e Renato Augusto pelo meio) e Neymar mais à frente, flutuando.
Um Brasil mais qualificado individualmente, tecnicamente, e um Peru mais pegador e mais entrosado, buscando surpreender.
Tanto que, apesar de a bola estar mais em pés brasileiros, foi o Peru que criou a primeira chance, aos 3 minutos, com Guerrero de frente para o goleiro Alisson. Perdeu. O goleirão brasileiro, minutos depois, espalmou uma falta bem cobrada, rasteira.
Estranho. Por que Gil pela direita e Miranda pelo lado esquerdo, na zaga? Jogam invertidos, sempre. Gil é quarto-zagueiro no Corínthians e Miranda vem jogando de central na própria seleção. Coisas de Dunga, invencionices.
A melhor jogada brasileira foi sempre pela direita com triangulações entre Dani Alves, Elias e William. E foi numa ótima garrinchada de William, indo à linha de fundo, que saiu o gol, aos 21 minutos. Ele bateu forte e baixo, o goleiro peruano não alcançou e Douglas Costas, oportunista, empurrou : 1 x 0.
Aos 33’ Douglas Costa bateu falta esquinada, de direita, forte, no poste oposto. Quase !
Neymar querendo jogo mas sem muita inspiração, marcado em cima e com dureza, fez uma jogada plástica, aos 45’: recebeu na área, matou no peito e emendou de bicicleta, raspou o travessão e a torcida vibrou, mas a arbitragem já marcara impedimento do avante brasileiro.
*
O Brasil voltou dos vestiários com duas mudanças táticas: a troca de posição entre os meias William e Douglas Costa e o avanço de Renato Augusto, com Elias mais preso.
O time de amarelo veio pressionando, querendo ampliar o placar. Mas, aos 8, num contragolpe rápido, quase o Peru empata. Defesaça de Alisson, após uma virada de Cueva.
A resposta chegou, logo depois, em boa jogada de William, caído pela esquerda e finalizando forte, para defesa do goleiro Penny.
Aos 12’, Renato Augusto, da meia lua deslocou o goleiro após receber de Douglas Costa, em boa jogada, caído pela direita: 2 x 0.
Levando dois, o Peru decidiu encarar, partiu pra cima, ousou atacar mais. Abriu-se para o contragolpe brasileiro. Aos 21’ Neymar meteu a bola nas redes, mas a arbitragem viu impedimento, duvidoso.
Aos 32 minutos, Douglas Costa, pela direita, cortou para o meio e arrematou forte, o goleiro deu rebote e Filipe Luis completou: 3 x 0, liquidando o adversário. O Peru bem que tentou, até o final, mas não conseguiu sequer fazer o golzinho de honra.
*
Destaques
Vai se firmando o goleiro Alysson; Gil firme e descomplicado; bom jogo de Renato Augusto; William e Douglas Costa foram os melhores em campo.
No Peru, o bom zagueiro Ascue, o meia Lobaton e o valente avante Guerrero.
**
A rodada
Nos demais jogos , a Argentina, ora vejam, ganhou a primeira, fora de casa, em Barranquilla /COL, fazendo 1 x 0 sobre a Colômbia e aliviando a pressão sobre o treinador Tata Martino.
Em Caracas, o Equador, impossível, enfiou 3 x 1 na lanterna Venezuela e continua líder, com 100% de aproveitamento até agora.
Em casa, o Paraguai venceu a Bolívia, 2 x 1.
E o vizinho do sul, o Uruguai, quebrou o encanto do Chile de Sampaoli, atual Campeão Sul-Americano, vencendo-o em Montevidéu por 3 x 0.
*
Classificação
Equador – 12 pontos ganhos; Uruguai com 9; Brasil, Paraguai e Chile com 7 e a Argentina agora com 5 pontos. São os 6 primeiros colocados. Peru e Venezuela não pontuaram ainda.
*
Jogo pelas Eliminatórias da Copa 2018, agora, só paroano.
*
Jogos amistosos de seleções europeias, à tarde, fizeram homenagens às vítimas do atentado terrorista em Paris, sexta, 13. Uma suspeita de bomba, em Hanoover, suspendeu o jogo entre a Alemanha x Holanda.