A queda nas receitas no Brasil e em toda a franquia Arco Dorados — a maior do McDonald’s reunindo 20 países das Américas —, é a melhor explicação para a decisão da rede multinacional de fast food de rever seus investimentos nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto do ano que vem, conforme informou ontem Ancelmo Gois em sua coluna. Patrocinador oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) e dos Jogos Olímpicos desde Montreal-1976, a cadeia de fast food confirmou, por meio de nota, que terá restaurantes tanto no Parque Olímpico quanto na Vila Olímpica.
— O tamanho e a configuração (desses restaurantes) estão sendo revistos juntamente com o Comitê Organizador, devido à logística. Todo evento desta escala envolve um tremendo trabalho de equipe e depende do apoio logístico de todos os parceiros e do Comitê — ressaltou a nota.
O documento antecipa ainda que haverá um restaurante na Zona Internacional da Vila Olímpica, local ao qual tem acessos atletas, amigos, parentes e imprensa. Segundo a nota, a prioridade é servir atletas e fãs, mas levando em conta que os torcedores terão à disposição os mais de cem restaurantes da companhia existentes no Rio.
O objetivo da rede de fast food é cortar custos. Ontem, por exemplo, aconteceram duas reuniões entre o McDonald’s e o Rio-2016, repetindo encontros que já ocorreram em outros momentos no Brasil e nos Estados Unidos. Os números nada favoráveis do mercado brasileiro explicam a decisão da rede. Relatório da empresa dá conta de que no segundo quadrimestre (maio a agosto) de 2014, as receitas foram de US$ 459,1 milhões. No segundo quadrimestre deste ano, houve uma queda para US$ 350,8 milhões, apesar de o número de lojas ter crescido de 824 para 871.
O relatório aponta uma queda de 23,6% nas receitas no país, acrescentando que para isso colaborou a depreciação do real em 37,7%. Se isso não tivesse acontecido, as receitas teriam crescido 5,3%.
Na América Latina, o McDonald’s é administrado pela empresa Arcos Dorados. Sediada na Argentina, ela é a maior franquia mundial da companhia americana. Em seu relatório, a Arcos Dorados aponta ter tido receitas de US$ 917,9 milhões no segundo quadrimestre de 2014, e de US$ 759 milhões no mesmo período deste ano. Houve uma queda de 17,3%, mesmo com o aumento de lojas de 2.075 para 2.120. O texto destaca que isso se deveu em grande parte àquela depreciação do real.
O Comitê Rio-2016, por sua vez, rechaçou a hipótese de a rede de fast food não abrir lojas durante os Jogos, o que o obrigaria a ter de providenciar outros restaurantes sem poder, obviamente, recorrer a uma rede concorrente.
— Há tempo para negociações e para o acordo. Este ano, o McDonald’s americano passou por dificuldades durante seis meses. No trimestre, de julho a setembro, a empresa voltou a ter lucro nos estados Unidos — explicou Mário Andrada, diretor executivo de comunicação do Rio-2016. — O McDonald’s disse que enfrenta uma fase financeira complexa. Mas nossa primeira e única opção é o McDonald’s.