Esporte

Cruyff é diagnosticado com câncer no pulmão

O ex-jogador e ex-técnico ainda passará por novos exames para detectar a evolução do problema
Agência Globo , Barcelona | 22/10/2015 às 17:14

Um dos maiores jogadores da história do futebol, o holandês Johan Cruyff, de 68 anos, está com um câncer no pulmão. A informação foi divulgada nesta quinta-feira por duas rádios de Barcelona, a “Catalunya Rádio” e a “RAC1” e logo se espalhou por todo o mundo do esporte. O diagnóstico foi confirmado na segunda-feira, em Barcelona. O ex-jogador e ex-técnico ainda passará por novos exames para detectar a evolução do problema.

Cruyff fumou durante boa parte da sua vida. Em 1991, quando era treinador do Barcelona, o ex-treinador holandês passou por uma cirurgia no coração. Depois disso, iniciou uma luta particular para parar de fumar. Ele chegou a protagonizar uma campanha contra o tabagismo em que dizia a seguinte frase: “Na minha vida, tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo e, em troca, fumar quase me tira”.

Depois da cirurgia, Cruyff substituiu os cigarros por balas de nicotina, que usava durante os jogos do Barcelona.

Em entrevista nesta quinta-feira, a vice-presidente econômica do Barcelona, Susana Monje, deu o seu apoio ao ex-treinador.

- Enviamos um forte abraço a Johan Cruyff por causa da situação que ouvimos hoje - afirmou.

Como jogador, Cruyff foi ídolo do Ajax, do Barcelona e da seleção holandesa, onde foi um dos líderes da Laranja Mecânica vice-campeã mundial em 1974. Pelo clube holandês onde iniciou a carreira, ele jogou por nove anos entre 1964 e 1973. Neste período, conquistou seis ligas holandesas, quatro Copas da Holanda e três títulos europeus entre 1971 e 1973. Neste período, conquistou três Bolas de Ouro. No fim da carreira, ele ainda voltaria a defender o Ajax por duas temporadas e a conquistar mais três títulos.

Em 1974, ele se transferiu para o time catalão onde foi campeão espanhol em 1974 e da Copa do Rei em 1978. Foram cinco temporadas como jogador do clube. Mas foi como técnico que Cruyff conquistou as suas maiores glórias na Catalunha. Entre 1988 e 1996, ele comandou o time que conquistou 10 títulos, entre eles a primeira Copa dos Campeões da Europa do Barcelona em 1992.

Depois que deixou o clube, Cruyff se aposentou. A única experiência que voltaria a ter como treinador seria comandando a seleção da Catalunha em 2009 e 2013.