Nesta quarta-feira, a seleção brasileira faz o segundo e último treino antes da estreia nas eliminatórias da Copa de 2018, amanhã, contra o Chile. O técnico Dunga decidiu fechar a atividade para a imprensa, mas, em coletiva antes do treinamento, descartou a retranca e disse que o Brasil deve atacar “como um pugilista”.
— O futebol moderno tem nos demonstrado, para o bem do futebol, que só se defender não dá certo. Hoje, com a qualidade dos atacantes, dos chutes de média e longa distância, temos que atacar como faz um pugilista. Se ele ficar só se defendendo, uma hora vão acertá-lo. É o equilíbrio entre defesa e ataque — detalhou o treinador.
Apesar de reconhecer a força do adversário, Dunga não lamentou a estreia justamente contra a seleção chilena, campeã da última Copa América. O comandante preferiu reclamar do pouco tempo de trabalho e da impossibilidade de comandar um treinamento no local da partida.
— O ideal seria que os jogadores treinassem com o material usado no dia do jogo, onde vão jogar, para se adaptarem. Alguns gramados são mais rápidos, duros, macios — explicou Dunga.
Com um cenário equilibrado na América do Sul, Dunga acredita que seleções que mantiveram suas equipes, como é o caso da chilena, estão em vantagem. De acordo com o treinador, só com vitórias a seleção superará a desconfiança e a pressão que, segundo ele, sempre existiram:
— Em 94, fomos campeões e, na Copa América seguinte, houve cobrança. Em 2002, fomos campeões e houve uma pressão absurda em 2006. Essa é uma das diferenças do Brasil, em que você ganha e no outro dia é cobrado. Insistem em falar que bom é o espetáculo, mas cobram resultados.
O treinador aproveitou a oportunidade para pedir a torcida dos brasileiros, porque os “jogadores vão precisar de apoio e carinho, principalmente quando o jogo não estiver encaixando”. Ele também conta com a colaboração de Kaká — trajando a camisa dez —, visto como um profissional responsável e maduro, capaz de contribuir com o desenvolvimento dos jogadores mais jovens.
O técnico se recusou a dar pistas sobre o time titular para o jogo desta quinta-feira, contra o Chile, mas o Brasil deve ir a campo com Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Oscar, Willian e Douglas Costa; Hulk. Brasileiros e chilenos se enfrentam no Estádio Nacional de Santiago, a partir das 20h30m (horário de Brasília).