A surpreende performance de Levandoweski marcando cinco gols em nove minutos contra os brasis Dante, Naldo de Luis Gustavo
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
25/09/2015 às 16:15
Caruru para Cosme e Damião com jogo do BAVI
Foto: DIV
Neste sábado do caruru de Cosminho, nossa dupla Ba Vi vai estar em campo pela Série B, ambos sob a pressão de vencer seus jogos para que continuem no grupo dos quatro primeiros colocados.
E ambos jogando já de olho e pensamento no clássico da rivalidade, o Ba x Vi, no outro sábado seguinte, já outubro, na Fonte Nova.
*
Rubro-negro na Fonte
O Vitória atua primeiro, às 16h30, na Arena Fonte Nova, contra o vice líder Paissandu, de Belém do Pará, time tinhoso que tem como destaques o lépido e certeiro lateral Picachu, além do veterano apoiador Fahel , aquele mesmo que atuou anos pelo Bahia e que conhece bem o adversário, o clima do estádio. Vai ser um grande duelo, jogo difícil pros dois lados.
O Rubro-negro está inteiro e muito motivado. Bom goleiro, laterais que atacam, Ken e Escudero no meio campo e Rhayner, o corredor polivalente que tem feito a diferença.
A preocupação maior do torcedor é com os cartões amarelos que podem tirar alguns jogadores fundamentais do BaVi. Estão pendurados : Gatito, Diogo Mateus, Ramon, Pedro Ken, David, Elton e Rhayner, titulares; mais Euler, Marcelo e Flávio. E a pegada do Paissandu é forte.
Expectativa de 30 mil pagantes na Fonte Nova.
**
Tricolor distante
O Bahia joga às 21 horas, na seca e longínqua Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, contra a Luverdense que ronda o meio da tabela de classificação e é osso duro dentro dos seus domínios, o estádio Passo das Emas.
Lá o gramado é mais alto e bem diferente do piso linheiro e rasteiro da Fonte Nova. Os atletas precisam superar o cansaço e as limitações do estádio pois só o triunfo interessa e pode motivar jogadores e torcedores para o Ba Vi, na sequência.
Depois daquela atuação preocupante em casa contra o Sampaio Correia ( 1 x 1), o treinador Sérgio Soares promete mudanças. Algumas obrigatórias, como o retorno do empolgado lateral Railan (depois de meses recuperando-se de cirurgia no joelho) em lugar de Cicinho, lesionado; e do becão Jailton substituindo Robson, suspenso por cartões. Ao lado de Jaílton entra Gustavo, fazendo sua segunda partida com a camisa tricolor.
No meio campo deve ser escalado o apoiador Pittoni, pra mim o mais técnico jogador do elenco, uma exigência de parte da torcida. Voltam os meias Thiago Real e Souza, mais vividos? Na frente, a expectativa de três atacantes: Maxi e Kieza pelas beiradas e mais o avante Roger, centralizado.
Se vai ou não dar certo só saberemos depois da bola rolada. Um bom resultado, o triunfo, só vai motivar ainda mais o Ba Vi, e assegura o tricolor no G-4.
*
Nordestão 16
Definidos os grupos da Copa do Nordeste 2016, que tem três clubes baianos: o Bahia, a Juazeirense e o Vitória da Conquista. O Vitória da capital, infelizmente, está fora, assim como o Náutico. Ambos não ficaram entre os três melhores nos respectivos estaduais. Preju.
O tricolor, cabeça de chave, tem em seu grupo o Santa Cruz, o Confiança e o Juazeirense.
O Vitória, de Conquista, está no grupo do Ceará, Sampaio Correia e Flamengo (PI). São 20 equipes na disputa.
*
Acreditem
Dois acontecimentos internacional em destaque na semana:
- A derrota, em goleada, do todo poderoso Barcelona ( 4 x 1) para o Celta de Vigo, pelo campeonato espanhol. Com Messi, Neymar, Suarez, Piqué, Mascherano, Dani Alves ... Isso é futebol, surpreendente.
- E os cinco gols seguidos do atacante polonês Levandowski, do Bayer Munique, em apenas nove minutos de jogo, no jogo contra o Walfsburg, pelo Campeonato Alemão. Ele entrou em campo, escalado pelo fora-de-série Guardiola, apenas na segunda etapa, quando o Bayern perdia de 1 x 0. Marcou aos 5, 6, 9, 11 e 14 minutos. Parecia o Brasil x Alemanha da Copa.
Detalhe: na zaga do Wolfsburg estavam os brasileiros Dante e Naldo; e na frente da zaga o Luiz Gustavo, titular da seleção de Dunga , que era também o titular (ao lado de Dante) no vexame dos 7 x 1 da seleção de Felipão.
**
No mais...
Bom caruru, viva os Ibejis, os erês, são cosme e são damião. Viva a Bahia e seus sabores, costumes.