Esporte

Pacaembu será palco de três jogos da seleção brasileira de rúgbi

A primeira partida será o test match entre Brasil e Alemanha no dia 5 de dezembro
Agência Globo , São Paulo | 11/09/2015 às 18:35

Aos 75 anos, o Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo, dará impulso a outra modalidade esportiva trazida ao Brasil por Charles Müller. Subutilizado pelo futebol depois que o Corinthians passou a mandar seus jogos na Arena Itaquera, o Pacaembu será palco de três jogos da seleção brasileira masculina de rúgbi XV, formato mais tradicional do esporte. O anúncio foi oficializado nesta sexta-feira.

A primeira partida será o test match entre Brasil e Alemanha no dia 5 de dezembro. Os outros dois jogos serão do recém-criado torneio internacional Americas Rugby Cup. Os confrontos contra Estados Unidos e Argentina serão realizados nos dias 27 de fevereiro e 5 de março de 2016, respectivamente.

- Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) veio pedir oficialmente para realizar três partidas de padrão internacional. Dá para encaixar com o calendário do futebol. Achamos que era interessante - explicou Celso Jatene, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

Jatene confirmou que o Pacaembu também sediará duas partidas do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro (contra Grêmio e Sporte, respectivamente nos dias 19 de setembro e 25 de outubro) e uma do Santos pela Copa do Brasil, dia 1º de outubro, contra o Figueirense.

A última vez que o gramado do Pacaembu foi utilizado para jogos de futebol este ano foi no fim de maio na abertura da Taça Cidade de São Paulo, com jogos de equipes mirins. Em jogos profissionais, a última partida foi feita pelo Santos contra o Audax, no dia 21 de março, pelo Campeonato Paulista. No torneio, houve apenas mais quatro jogos lá: dois do Santos, contra Portuguesa e Linense; e outros dois do São Paulo, contra XV de Piracicaba e Capivariano. Apesar disso, Jatene não considera que o Pacaembu esteja subutilizado e nega que o estádio dê prejuízos:

- Ele era superutilizado. Em 2013, fez 66 partidas profissionais. Não existe nenhum estádio que faça isso. Agora está sendo utilizado nas meidadas das necessidades. O custo anual é de R$ 9 milhões. A arrecadação cai, mas também caem os custos. O Santos tentou mandar outros três jogos lá, mas foi impedido pela polícia pelo entendimento de que não era adequado fazer dois jogos em São Paulo com torcidas diferentes.

Enquanto isso, o estádio cumpre sua função socioeducativa. A partir de outubro, cerca de 1000 crianças das escolas municipais e 300 de colégios privados participarão das manhãs olímpicas às sextas-feiras no gramado. Durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016, quando a Arena Itaquera será sede de 10 jogos, o Pacaembu pode voltar a receber partidas do Corinthians, já que o Campeonato Brasileiro não vai parar.

- Até o Flamengo quer jogar no Pacaembu. Li, que se a oposição ganhar as eleições do clube, a ideia é trazer os jogos do time para o estádio - disse Jatene.