Esporte

Alunos do Karatê do Saber conquistam medalhas no Rio de Janeiro

Vide
DCS , Salvador | 06/09/2015 às 20:20
OS karatecas
Foto: DCS
Crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Karatê do Saber da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Rio Sena, ministrado por policiais militares, conquistaram 22 medalhas no 19º Campeonato Brasileiro de Karatê Semi-Contato, ocorrido neste final de semana na cidade do Rio de Janeiro. O campeonato foi realizado nos dias 4 e 6 de setembro com a participação da equipe formada por 15 alunos do projeto e uma aluna do Colégio da Polícia Militar (CPM). Foram conquistadas 7 medalhas de ouro, 7 de prata e 8 de bronze, sendo 8 na modalidade Kata e 14 Kumite, terminando a competição em 4º lugar na classificação geral entre os clubes. Entre eles estava Leonarda, aluna do CPM/Lobato, bicampeã mundial, que conquistou duas medalhas de ouro, se tornando tetracampeã brasileira. 

A participação no campeonato brasileiro foi apoiada pelo governador Rui Costa, juntamente com o comandante geral da Polícia Militar, o coronel Anselmo Brandão, em parceria com empresários e com o apoio da comunidade.

O soldado Modesto, professor de Karatê do projeto, falou sobre a importância e os reflexos da participação no evento. “A realização é total e pode se ver isso no brilho e no olhar das crianças. Competirem num campeonato de grande porte, abre a mente das crianças para o futuro em saber que eles podem realizar coisas melhores em suas vidas” disse o policial militar.

A comandante da Base Comunitária do Rio Sena, agradeceu ao Governador, ao comandante da PMBA, à Polícia Militar do Rio de Janeiro e aos demais que também apoiaram a iniciativa. “Apesar dos obstáculos e dificuldades, com a ajuda de todos, conseguimos trazer 16 atletas e observar através das medalhas e premiações que o resultado está sendo alcançado. É uma oportunidade impar. Conseguimos perceber a alegria e a felicidade que eles não conseguem conter por estar vivendo este momento”, disse a capitã.

Karatê do Saber
O Karatê do Saber é fruto do trabalho de policiais militares da BCS/Rio Sena, que promovem aulas gratuitas de karatê a jovens em vulnerabilidade social. A ação beneficia 160 crianças, sendo meninos e meninas entre 8 e 21 anos e já revelou esportistas em campeonatos estaduais e nacionais.

“Esse projeto já mudou o comportamento de muitas crianças, de acordo com o relato dos próprios pais, pois leva disciplina para as crianças, fazendo um diferencial na comunidade”, disse o professor de Karatê, o soldado Modesto.