Jogos difíceis pela frente com Paraná x Bahia; e Vitória x Boptafogo
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
02/09/2015 às 12:01
Kieza foi o salvador do Bahia
Foto: ECB
Por um laivo de sorte, um ‘relampeio’ da decantada estrela tricolor o Bahia escapou de mais um empate na Fonte Nova, noite de terça-feira, perante pouco mais de seis mil irritados torcedores.
O jogo contra o CRB das Alagoas cravava um fatídico 2 x 2 quando, aos 49 minutos, segundos antes de o árbitro soprar o apito final, o avante Kieza ajeitou na área para o chute rasteiro e colocado, de canhota, do garoto Gustavo, desempatando a partida, pondo o tricolor no G-4; após o feito, o meia caiu no gramado quase desfalecido de cansaço e emoção pelo seu primeiro gol, decisivo, na equipe titular.
*
Mas tudo isso não foi suficiente para aplacar a ira de torcedores que vaiaram a equipe e pediram em coro a saída do treinador Sérgio Soares. Alguns jogadores saíram em defesa do ‘professor’ e foram queixar o grupo de insatisfeitos diante da arquibancada, mostrando a camisa e pedindo respeito.
Entendo que não é hora e insuflar crises, até porque a equipe está disputando os primeiros lugares e não a rabeira. Uma queda do treinador é temerária e pode por a perder todo um trabalho sério e produtivo feito desde o começo do ano. Mas... tem gente que adora uma crise, um conflito, uma derrubada. Fazer o quê ?
*
O jogo
O Bahia fez um primeiro tempo absoluto em campo, tendo a bola e ocupando os espaços ofensivos. O CRB apenas se defendeu. Mas saiu apenas um gol, de Kieza, aos 34 minutos, completando de prima um lançamento longo e profundo do lateral Hayner. Os alagoanos reclamaram de impedimento do avante.
Na segunda etapa a postura dos visitantes foi outra. Forçaram a marcação no corpo a corpo, endureceram e partiram para os lançamentos sobre a área tricolor, aproveitando-se da força física e maior estatura da maioria dos seus atletas. Num articulado contragolpe, no entanto, o Bahia ampliou aos 12 minutos, com Kieza completando um ótimo cruzamento de Maxi, aberto pela direita.
Insistindo nas bolas altas, o CRB diminuiu aos 20, numa cabeçada de Joza escorando escanteio, subindo nas costas do marcador Ze Roberto que não alcançou a bola. A partir daí foi o sufoco que endoideceu o torcedor: o CRB atacando de todo jeito e o tricolor sem mais o controle do jogo, sem encaixar contragolpes. Até que, aos 40, veio o empate em jogada de fundo, pela esquerda que o becão Gabriel, homem surpresa, escorou com liberdade: 2 x 2.
Sufoco e vaias até o miraculoso gol de desempate, aliviador.
*
O torcedor perguntava por que o Bahia toma tantos gols de cabeça. Respondo: além de má colocação da zaga em alguns lances, natural pois não temos os melhores zagueiros do mundo e eles também tomam gols em bolas altas, e também porque temos um elenco de jogadores baixos. Na hora do gol de Joza tínhamos de nanicos em campo o Yuri, Pittoni, Maxi, Gustavo, Tiago Real, Eduardo e mais Zé Roberto, que é mediano. Os adversários já sacaram essa fragilidade de nossa equipe.
*
Destaque para as atuações de Kieza, decisivo, Maxi e o paraguaio Pittoni, sem dúvida o jogador de melhor técnica em todo o plantel tricolor.
*
O Bahia volta a campo, pela 23ª rodada, na sexta-feira à noite, quando enfrenta o Paraná, em Curitiba.
**
Braga
O Vitória, sem Escudero, Pedro Ken e Mattis, nenhuma inspiração em campo, levou 2 x 1 do Bragantino em Bragança Paulista, a terra da linguiça, e caiu da liderança. Tem agora 38 pontos, o mesmo que o rival Bahia, ambos a um ponto apenas do líder Botafogo, que lavou a égua em cima do Atlético de Goiás – 4 x 0, no Maracanã.
O rubro-negro baiano já começou tomando sufoco do Braga, mas achou um gol aos seis minutos num lance de sorte: o lateral Diego Renan lançou uma bola longa e alta para a área adversária, a pelota pegou um efeito estranho e bateu no travessão com o goleiro fora do gol; na volta, com faro de gol, Robert, livre, mandou para as redes. Bastou para o time baiano adotar aquela tática manjada: todo atrás, chamando o adversário e jogando bolas altas longas para tentar alguma coisa no erro da zaga inimiga. Muito pouco, nada criou e não deu certo dessa vez.
Por castigo, o Bragantino empatou aos 35 do segundo tempo com um gol de cabeça, as manjadas bolas alçadas, e, já nos acréscimos, a defesa rubro-negra rebateu mal um escanteio e o atacante Chico pegou em cheio na bola, decretando a derrota do Vitória e a queda da liderança, para angústia do torcedor.
*
O melhor em campo foi o goleiro Gatito Fernandes que evitou um placar mais elástico.
*
Pela série B, próxima rodada, o rubro-negro recebe o líder Botafogo (RJ), sábado, pra encher o Barradão. Jogo de seis pontos, liderança posta.
*
O torcedor do Vitória tem o consolo de estar disputando o título de Campeão Brasileiro Sub-20 na tarde desta quarta-feira, no Barradão, contra o Fluminense do Rio. No primeiro encontro, no Maracanã, deu empate de 1 x 1. Se campeão, pode ostentar uma estrelinha no uniforme sub-20. Ou será mais uma vez vice ? A safra rubro-negra é muito boa, promete.
**
Seleção
De olho nas eliminatórias para a Copa 2018, que começam em outubro, o escrete de Dunga joga amistoso nos EUA, sábado, com Neymar e Kaká em campo, contra a Costa Rica.
*
A primeira rodada das Eliminatórias prevê os confrontos:
- Chile x Brasil; Argentina x Equador; Colômbia x Peru; Venezuela x Paraguai e mais Bolívia e Uruguai.
Teremos umas eliminatórias duríssimas, vamos ter de jogar muito para estarmos na Russia em 2018. Não se enganem.
**
Encerro com o pensamento de um torcedor anônimo sobre o atual estágio do futebol baiano e brasileiro, no geral:
‘Estamos a comer farofa e arrotar estrogonofe’.
**
Agosto se foi, levando a ‘mala suerte’ . Que setembro traga a luz.