Esporte

Atletas do Karatê do Saber ganham medalhas em Lauro de Freitas

O campeonato reuniu atletas de toda Bahia
Conceicao Souza , Lauro de Freitas | 17/08/2015 às 15:53
Atletas do Karatê do Saber
Foto: Tiago Dantas

Se não fosse o projeto Karatê do Saber, com certeza eu não estariacomemorando a conquista de mais uma medalha, eu não seria um vencedor! Por isso, eu não quero parar de lutar, quero ser professor e ajudar muitas crianças”. A declaração é do atleta Lucas Santos, que ganhou a medalha de ouro, na categoria kumite adulto, durante o 21º Campeonato Baiano de Karatê Interestilo, disputado neste domingo (16). Da arquibancada do Ginásio Poliesportivo de Lauro de Freitas, o campeão baiano recebeu o incentivo dos colegas, familiares e dos coordenadores do Karatê do Saber, os soldados da Polícia Militar, Renan Santos e Alisson Guimarães “Lucas não é campeão apenas no tatame, mas também na vida”, vibrou Alisson, “ele perdeu o pai muito cedo, e vive em um ambiente familiar desestruturado, mas apesar de toda vulnerabilidade social, optou em ser um vencedor”.

O projeto social, desenvolvido há três anos na Base Comunitária de Segurança Fazenda Coutos, por meio do Programa Pacto Pela Vida (PPV),também comemorou as conquistas na categoria kumite individual com os atletas, Lavínia Araújo, medalha de ouro – juvenil, Ulisses Dantas, medalha de prata – infantil, Felipe Gabriel, medalha de bronze, infanto juvenil, Marcos Felipe, medalha de bronze - infantil, Yasmin Costa, medalha de prata – infanto - juvenil e Emanuel da Silva, medalha de prata – adulto. Feliz com a vitória da filha, a dona de casa, Dora de Araújo, mãe de Lavínia, ressaltou a perseverança e dedicação da filha ao projeto. “Ela está no karatê desde o início, superou as fases mais difíceis dos treinos, e hoje é vice campeã brasileira”, comemorou.

Organizado pela Federação Baiana de Karatê Interestilo (FKI-BA), o campeonato reuniu atletas de toda Bahia, que fizeram apresentações individuais de kata, técnicas individuais do karatê, kumite, e combate individual. Para o presidente da FKI-Ba, Marcolino Neves, a prática do Karatê traz para os atletas, disciplina, educação e qualidade de vida, “o campeonato é um momento em que os atletas mostram as técnicas aprendidas durante os treinos. Serve também para a formação do ranking da Federação Baiana, além de valer como seletiva para o Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em Novembro, no Ceará", afirmou.