Juliano Carvalho (SP) e Jonas Silva (PE) começaram a manhã deste sábado 15, levando alegria ao público, que está prestigiando o Mundial Júnior de Wrestling, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
O paulista Juliano Carvalho conquistou a primeira vitória para o Brasil derrotando o chileno Bastien Mateluna Leiva por 12 a 2, no estilo livre masculino. O que permite, como o próprio nome sugere, atacar e defender utilizando as pernas.
Já o pernambucano Jonas Silva foi beneficiado com a queda do adversário Giorgi Chkarttishvili, da Geórgia, que sofreu uma luxação no ombro, após sofrer um golpe do brasileiro. A luta estava empatada em 2 a 2 e o árbitro central deu o combate por encerrado.
Repescagem
Na etapa da repescagem a sorte fugiu dos brasileiros. Juliano foi derrotado pelo dominicano Albaro Ru Desindo, na categoria até 60kg. “Lutei muito mal. Fui péssimo. A derrota me serviu de aprendizado. Preciso lutar melhor para almejar medalhas nas próximas competições internacionais”, declarou de forma reticente e muito abatido.
Jonas, na categoria até 96kg, reconheceu que o indiano Rouble Singh foi superior na luta. “Ele se mostrou com mais técnica e conseguiu a vitória por 12 a 1. Eu tentei surpreendê-lo e me dei mal”, disse ainda agachado e na área de entrevistas.
Os outros dois brasileiros, que entraram no tapete de lutas, neste primeiro dia do estilo livre masculino, foram eliminados sumariamente. Os amazonenses Matheus Frota (AM) na categoria até 74kg e Patrick Alves (AM), na categoria até 50kg perderam suas lutas, respectivamente para Byambador Bat-Erdene (MGL) e Darkhan Kalkenov (KAZ).
Neste domingo, termina o Mundial Junior de Wrestling, com o segundo dia de estilo livre masculino. Estarão representando o Brasil, David Moreira (AM), na categoria até 55kg; Fábio Costa (RJ),na categoria 66kg; Fábio Júnior (AM), na categoria até 84kg; e Iago Oliveira (MG), na categoria até 120kg. A Seleção Brasileira espera encerrar as disputas na Bahia com resultados mais positivos.