Uma interpretação da arbitragem acabou por tirar a vitória do atleta brasileiro Guilherme Evangelista, categoria 84 kg, no Mundial Júnior de Wrestling que acontece no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Seria a primeira vitória do Brasil no certame.
O paulista iniciou o combate abrindo vantagem de dois pontos para o indiano Rahul, mas a um minuto do final da luta cedeu o empate em 2 a 2. No reinício da disputa, o árbitro central que dirige o combate e concede os pontos conforme as ações dos lutadores, o puniu por passividade, ou seja, falta de combatividade. A punição culminou na sua derrota por 3 a 2.
Os três outros lutadores brasileiros que formaram o grupo da Seleção Brasileira no segundo dia da competição no estilo greco-romano, também foram derrotados por pontos. Lucas Leocádio (RN) na categoria 55 kg; Joilson Júnior (RJ), na categoria 66 kg; e Rafael Filho (ES), na categoria 120 kg.
Intercâmbio - Para a medalhista de ouro no Pan de Toronto, Joice Silva, que estava nas arquibancadas incentivando os companheiros com gritos e aplausos, “os meninos precisam desses embates para ganhar experiência. E esta só chega, através de intercâmbios fora do país e com treinamentos intensivos”, ensina. Em setembro, a lutadora brasileira viaja para Las Vegas, nos Estados Unidos, onde pretende conquistar sua vaga nas Olimpíadas Rio 2016.
Programação - Pela programação da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) nesta quinta (13) e sexta (14) as disputas serão no estilo livre feminino. Sábado (15) e domingo (16), o combate será no estilo livre masculino. No Mundial Júnior de Wrestling são disputadas três modalidades: estilo greco-romano, estilo livre feminino e estilo livre masculino. A cada dia são disputadas quatro categorias de peso. Cada estilo tem oito categorias de peso entre 50 kg e 120 kg.