Hoje, às 18h30, tem início a terceira edição do Rede Capoeira, evento que reúne capoeiristas, professores, mestres e comunidade interessada em torno de atividades diversas que buscam fortalecer a capoeira como elemento de identidade da cultura baiana e brasileira. O evento acontece até sábado na nova sede do Projeto Mandinga - Associação Integrada de Educação, Artes e Esportes, que assina a sua realização.
A noite contará com apresentação da Orquestra de Berimbaus, às 20 horas, seguida de espetáculo de samba de roda e maculelê com crianças do projeto. O dia também é de festa pois marca a inauguração da nova sede do Projeto Mandinga, na Rua das Laranjeiras, 27, Pelourinho, que tem à frente seu idealizador e presidente, Mestre Sabiá.
Além de capoeiristas vindos de países como Alemanha, Estados Unidos e França, a abertura do evento hoje irá reunir diversos mestres baianos, como Mestre Balão, Mestre Olavo, Mestre Negoativo, Mestre Pele da Bomba, Mestre Xaréu, Mestre Orelha, além de autoridades como o diretor do IPAC, João Oliveira, a diretora da CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias) e o historiador Carlos Eugênio.
A inauguração da sede inclui a abertura da exposição fotográfica do cineasta Jair Moura “Documentações da Capoeiragem no Brasil do Século XVIII”, que poderá ser visitada até o dia 15 de agosto.
No novo endereço, o Projeto Mandinga, que tem 17 anos de atividades, passa a beneficiar a comunidade da região, atendendo crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais do entorno, com a realização de atividades diversas, sempre com ênfase na capoeira.
Mais que promover a qualidade de vida por meio dessa luta, a nova casa da Mandinga passa a funcionar como um centro de referência na capoeira em Salvador, ao abraçar suas diversas linguagens e promover o diálogo entre a capoeira e outras manifestações artísticas.
REDE CAPOEIRA - A programação do Rede Capoeira 2015 começa oficialmente às 10h de sexta-feira (31). Para este dia, estão previstas Oficinas de Capoeira (10h), Roda Integrada (11h30), Oficina de Ritmo e Toques com Mestre Neneu (15h), Oficina de Capoeira de Angola (16h), Roda de Capoeira (17h30) e Palestra com os historiadores Jair Moura e Liberac (18h30). O encerramento será com Arrastão com Mestre Lua e Bando Anunciador, culminando com Roda no Terreiro (20h30).
No sábado (1º de agosto), a programação inclui Batizado com Troca de Cordas (15h) e o evento Varanda Boa (17h30), um sarau com ritmos e letras de músicas da capoeira com Mestre Lua, Mestre Olavo, Mestre Negoativo e integrantes do Berimbrown, contra Meste Sapoti. Capoeiristas de outros países, como Estados Unidos, Alemanha e França participarão do evento.
MANDINGA - Desde a sua fundação, em 1998, até 2011, a Mandinga, que é Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, contou com uma sede no bairro do Garcia, e uma estrutura que lhe permitiu oferecer salas de treinamento, biblioteca, albergue para 30 pessoas, parque infantil, área de lazer e lanchonete. Nas suas locações, foram atendidas cerca de 5 mil crianças e adolescentes de 4 a 20 anos de idade em aulas de capoeira, jiu-jitsu, confecção e aula de instrumentos percussivos da capoeira, línguas estrangeiras, entre outras atividades.
As crianças e adolescentes contemplados foram oriundos de diferentes bairros de Salvador, como Garcia, Barris, Tororó, Liberdade, Brotas, Engenho Velho de Brotas, Contorno, Calabar, Federação e Vasco da Gama. Entre eles, muitos viraram profissionais da capoeira e hoje atuam em escolas particulares e projetos sociais, dentro e fora do Brasil, com dignidade profissional e colaborando para a difusão da capoeira na Bahia, no Brasil e no mundo.
Sem sede há cinco anos, o projeto Mandinga continuou, nesse período, realizando suas atividades nas comunidades, sobretudo nos bairros de Tororó, Terreiro da Casa Branca, Itapuã, Baixa do Tubo e Cabula.
Na nova sede do projeto, serão oferecidas aulas de capoeira, de línguas estrangeiras, oficinas de grafite e de confecção de instrumentos utilizados na capoeira e aulas de instrumentos percussivos. O local também irá oferecer um cômodo em sistema de albergue, além de abrigar uma pequena loja para venda de artigos da Mandinga, e espaço para exposições artísticas e saraus.
A nova sede do Projeto Mandinga está sendo inaugurada com apoio do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e da CCPI (Centro de Culturas Populares de Identitárias).
III REDE CAPOEIRA
2015
SEXTA FEIRA - 31/07
10h - OFICINAS DE CAPOEIRA
GRADUADOS - MESTRE SABIÁ
INICIANTES E INTERMEDIÁRIOS - FORMADO CRISTAL
11h30 - RODA INTEGRADA
15h - OFICINA DE RITMO E TOQUES - MESTRE NENEU
16h - OFICINA CAPOEIRA DE ANGOLA
17h30 - RODA DE CAPOEIRA
18h30 - PALESTRA COM HISTORIADORES JAIR MOURA E LIBERAC
20h30 - ARRASTÃO COM MESTRE LUA E O BANDO ANUNCIADOR -
RODA NO TERREIRO
SÁBADO- 01/08
15h - BATIZADO E TROCA DE CORDAS
17h30 - VARANDA BOA - COM PARTICIPAÇÃO MESTRE LUA, MESTRE OLAVO, MESTRE NEGOATIVO E INTEGRANTES DO BERIMBROWN, CONTRA MESTRE SAPOTI