Em ondas de 1 metro e séries pouco maiores, com muita correnteza, foi finalizada a segunda etapa do Circuito Baiano Profissional e terceira do Amador, no último domingo, na praia de Stella Maris, Salvador (BA).
Na categoria Pro/Am, Rudá Carvalho imprimiu um forte ritmo na final para dificultar as ações dos adversários.
O atleta mostrou muita versatilidade e atacou muito bem as direitas e esquerdas, acertando inclusive um aéreo rodando muito alto nos minutos finais.
Em segundo ficou Leo Sepúlveda, que mostrou um surf muito forte para conquistar o melhor resultado da sua carreira.
Leo foi revelado nas ondas do Jardim de Alah, mas é frequentador assíduo de Stella e neste domingo colheu os frutos da sua dedicação às ondas do pico.
O garoto Ives Lopes, autor de um belo tubo de backside no último sábado (veja as fotos), mandou bem novamente no domingo e descolou o terceiro lugar na Pro/Am.
Vencedor da primeira etapa, em Itacaré, Iago Silva não conseguiu repetir as boas atuações das fases anteriores e finalizou a etapa em quarto lugar.
Com o título, Rudá assumiu a liderança do ranking baiano, seguido por Iago. Em entrevista ao assessor de imprensa Miguel Brusell, Rudá comemorou muito a vitória. ”Muito feliz, contente com o resultado. Tenho um retrospecto muito bom aqui na [raia de Stella Maris. É uma praia que sempre me identifiquei, desde as categorias de base. Até, acabei morando aqui por dois anos e Stella tem sempre essa magia para mim, me favorece na hora certa. Graças a Deus consegui surfar boas ondas e ganhei o evento”.
Na primeira semifinal, Iago Silva e Leo Sepúlveda eliminaram Lucas Silva e o local Erick Moraes. Em seguida, Rudá Carvalho venceu a bateria e Ives Lopes levou a melhor numa disputa acirrada com Lalo Giudice, eliminado junto com Elson Vieira, o "Sombra".
Na Master, Fábio Velasco, o “Cascão”, aproveitou o forte swell em Stella Maris para soltar o pé nas manobras para desbancar seus adversários. Foi a primeira vitória do surfista do Barravento no Circuito Baiano.
Único goofy na decisão, Greazo Ramos conquistou o segundo lugar, deixando Esdras Santos, o “Fofão”, em terceiro, e Bruno Pitanga em quarto.
Finalista na Pro/Am, Ives Lopes não deu mole na Júnior e levou o título para casa. Na final, Ives bateu os locais Namor Cayres e Victor Pamphilo, bem como o ilheense Taiwan Chan.
Motivado com seu novo patrocínio, Taiwan fez a festa na final da Mirim. O garoto superou Luamar Bispo, Arthur Cerqueira e o conterrâneo Bruno Marroche.
Irmão de Taiwan, o pequeno Hawai Chan comandou as ações na Infantil, disputada por atletas de até 12 anos.
Em segundo ficou Breno, seguido por Caio Silva e Antônio Neto.
Outro ilheense que subiu no topo do pódio foi Davi do Skate Júnior. Com muita atitude, Davizinho venceu Bruno Marroche, Hawai Chan e Tiago Frizera.
Entre as meninas, Danielle Albuquerque confirmou o favoritismo e venceu a categoria Feminino. "Mais uma vitória. Estou disputando uma vaga na equipe brasileira que vai disputar o Mundial da ISA na Califórnia (EUA) em duas categorias, a Júnior e a Open e, com esta vitória, também entro na disputa do título de campeã baiana nesta temporada", revelou Dani ao assessor de imprensa do evento, Miguel Brusell.
A ilheense Andrea Mendes ficou com o vice-campeonato, seguida por Carla Matos e Sofia Alana.
Resultados da etapa
Pro/Am
1 Rudá Carvalho
2 Leo Sepúlveda
3 Ives Lopes
4 Iago Silva
Feminino
1 Danielle Albuquerque
2 Andrea Mendes
3 Carla Matos
4 Sofia Alana
Master
1 Fabio Velasco
2 Greazo Ramos
3 Esdras Santos
4 Bruno Pitanga
Júnior
1 Ives Lopes
2 Namor Cayres
3 Victor Pamphilo
4 Taiwan Chan
Mirim
1 Taiwan Chan
2 Luamar Bispo
3 Arthur Cerqueira
4 Bruno Marroche
Iniciante
1 Davi do Skate Jr.
2 Bruno Marroche
3 Hawai Chan
4 Tiago Frizera
Infantil
1 Hawai Chan
2 Breno
3 Caio Silva
4 Antonio Neto