vide
GE , Inglaterra |
05/07/2015 às 12:20
Massa ultrapassa Hamilton e a equipe comete erro no final da prova
Foto: Reuters
Vencer é o objetivo permanente de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Mas, em sua corrida em casa, o atual campeão mundial encara a missão com ainda mais seriedade. Para o inglês, triunfar em Silverstone, diante de seus compatriotas, é como “conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas”.
E, em busca da terceira medalha dourada da carreira, após as vitórias de 2008 e 2014, o piloto de 30 anos precisou se superar. Lewis perdeu a pole na largada, por causa de um bote impecável de Felipe Massa, e caiu para terceiro após fazer uma tentativa precipitada de ultrapassar o brasileiro da Williams, que liderou de forma consistente no início do GP da Inglaterra.
Então, o bicampeão mundial se esforçou para controlar a ansiedade e conteve o ímpeto de retomar a ponta rapidamente. Após “aceitar” o terceiro lugar por 20 voltas, Hamilton contou com uma estratégia cirúrgica da Mercedes, que antecipou a parada nos boxes, surpreendendo Massa e Valtteri Bottas. Depois, já com uma boa vantagem na frente do pelotão, Hamilton fez mais uma parada certeira quando começou a chover, e acelerou de forma segura para cruzar a linha de chegada em primeiro e garantir o "ouro olímpico".
O líder da temporada foi seguido pelo companheiro Nico Rosberg e por Sebastian Vettel, da Ferrari, enquanto um erro estratégico da Williams na chuva deixou Massa fora do pódio, em quarto, seguido pelo companheiro Valtteri Bottas, em quinto.
Massa empolgou os torcedores da Williams em mais uma demonstração de que a equipe inglesa, uma das mais tradicionais da Fórmula 1, está de volta à boa forma. Na corrida em casa do time, o brasileiro comprovou seu talento para largadas e também soube explorar ao máximo o potencial do FW37. Liderou por 20 voltas até perder a ponta para Hamilton nos boxes. Na chuva, não conseguiu segurar a Mercedes mais equilibrada de Rosberg. Mesmo assim, o experiente piloto ainda fazia uma corrida consistente com chances claras de pódio. Mas a maior fraqueza da Williams na temporada passada voltou a aparecer e decidiu o rumo da prova. Ao demorar uma volta a mais para chamar Massa e o companheiro Valtteri Bottas para os boxes, quando a chuva já estava mais forte, o time de Sir Frank Williams perdeu a chance de subir ao pódio. O terceiro lugar sendo abocanhado pela Ferrari de Sebastian Vettel, que havia colocado os pneus intermediários no momento certo.
Frustração maior teve Felipe Nasr. Enfrentando dificuldades com o ritmo e a confiabilidade da Sauber durante todo o fim de semana, o jovem brasiliense teve problemas ainda maiores que seu compatriota neste domingo. O brasileiro sairia apenas na 16ª posição do grid, mas seu carro apresentou falha no câmbio durante a volta de aquecimento e parou no meio da pista. O monoposto foi levado para os boxes, de onde o brasileiro largaria. No entanto, a equipe suíça não conseguiu contornar a situação a tempo, e ele acabou fora antes mesmo da prova começar.
Hamilton recebe a bandeira quadriculada e vence o GP da Inglaterra pela terceira vez (Foto: Reuters / Phil Noble)
Com a emocionante vitória em Silverstone, Hamilton amplia sua vantagem na liderança de 10 para 17 pontos. Massa é o sexto, com 74 pontos, e Nasr é o 11º, com 16 pontos. A Fórmula 1 retorna daqui a três semanas, no dia 26 de julho, com o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, em Budapeste.