Uma caminhada no Dique do Tororó vai comemorar neste sábado 4, o Dia de Cooperar, em Salvador. O tema este ano é “Escolha cooperativismo, escolha equidade”. A ação esportiva busca divulgar o cooperativismo e dar oportunidade aos participantes de um momento de lazer e bem-estar.
A partir das 9 horas, representantes de várias cooperativas baianas vão se reunir no local para participar do evento organizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia (Oceb) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop-BA).
Além da caminhada no entorno do Dique do Tororó haverá sessão de alongamentos, orientações posturais, aula de zumba, espetáculo infantil e apresentação musical. Os organizadores esperam reunir, aproximadamente, 1.200 cooperativas em todo o país, sendo 33 na Bahia.
Solidariedade - Segundo o presidente do Sistema Oceb/Sescoop-Ba, Cérgio Tecchio, a solidariedade também estará presente no evento. Cada participante deverá levar roupas e alimentos não perecíveis que serão entregues ao Lar Irmã Maria Luiza e o Lar Irmãs Franciscanas.
“Queremos estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista”, diz.
A mobilização é nacional. E a Bahia se une às cooperativas de outros 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nesta iniciativa desenvolvida pelo Sistema OCB, que visa estimular ações sociais permanentes em todo o país.
Crescimento – Cérgio Tecchio lembra que o cooperativismo cresceu muito na Bahia depois da promulgação da Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo (Lei 11.362, de 26 de janeiro de 2009), quando foi criado também o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em 2014 foi aprovado o Plano Estadual de Cooperativismo.
Secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes ressalta a importância de se celebrar nacionalmente o Dia de Cooperar, como forma de se estimular esta prática no país. A caminhada, inclusive, é um evento que tem grande adesão dos baianos. Titular da Setre sublinha o caráter solidário da forma de se organizar do modelo cooperativista, que considera de expressiva relevância na geração de emprego e renda.
O evento esportivo e social visa, também, tornar os cooperativistas em agentes que vão consolidar as iniciativas em projetos estruturados e permanentes de solidariedade cooperativista.
“Na Bahia, este movimento está cada vez mais forte. Temos muito que agradecer ao incentivo recebido do Governo do Estado”, diz Cérgio, acrescentando que “o grande objetivo é que as ações deste sábado tenham prosseguimento após o Dia de Cooperar.”