Esporte

Brasil estreia com vitória no Grand Prix de Vôlei

Na madrugada deste sábado, às 4h (de Brasília), a seleção volta à quadra para enfrentar a Sérvia
Agência Globo , Bangcoc | 03/07/2015 às 18:10

Em busca do 11º título e sem algumas de suas principais jogadoras — as ponteiras Sheilla, Jaqueline e Tandara, e as centrais Thaísa e Fabiana —, a seleção feminina de vôlei estreou no Grand Prix, nesta sexta-feira, em Bangcoc, na Tailândia, com vitória sobre o Japão por 3 sets a 1 (21/25, 25/21, 25/17 e 27/25). Na madrugada deste sábado, às 4h (de Brasília), a seleção volta à quadra para enfrentar a Sérvia; e, no domingo, às 6h30m, a adversária será a Tailândia.

Antes da estreia no Grand Prix, Brasil e Japão fizeram quatro amistosos, com três vitórias para as brasileiras. Na partida desta sexta-feira, a seleção foi novamente melhor, apesar de uma atuação irregular. No primeiro set, a seleção abusou dos erros de recepção, e acabou derrotada por 21/25. No segundo, o Brasil chegou a abrir cinco pontos de vantagem em 19/14, mas, mostrando instabilidade, permitiu que as japonesas empatassem em 20 a 20. Mesmo assim, conseguiu devolver o placar, 25/21, em um erro de recepção das adversárias, empatando a partida em 1 a 1. No terceiro set, especialmente com um boa atuação da central Carol no bloqueio, o Brasil chegou a 14 a 9. E fechou, sem sustos, em um ataque de Joycinha, em 25/17.

As japonesas acordaram no quarto set. Com uma recepção muito consistente e um ataque eficiente, chegaram ao primeiro tempo técnico com dois pontos à frente: 8/6. A vantagem continuou e elas foram para a segunda parada com 16/14. A seleção, no entanto, empatou em um ataque de Gabi, fazendo com que o técnico japonês parasse o jogo. Não adiantou. Num bloqueio de Dani Lins, o Brasil fez 18/16 e, com um ataque de Fernanda Garay, chegou aos 19/16, a maior vantagem para a equipe de Zé Roberto Guimarães no set até então. As japonesas se desconcentraram, passaram a cometer erros bobos, permitindo que as brasileiras abrisem 23/17. Mas o jogo não estava decidido. O Brasil parou de jogar, as japonesas reagiram e, num ataque de Joycinha na rede, elas empataram em 23/23. Apesar da irregularidade, o Brasil conseguiu fechar em 27/25 no bloqueio de Gabi e Garay, fechando a partida em 3 sets a 1.

De 3 a 18 de julho, as 12 principais seleções disputarão a fase classificatória. A cada semana, serão formados três grupos com quatro seleções em cada, definidas em sorteio. Nesta etapa, o Brasil jogará em três cidades diferentes: Bangcoc (Tailândia), São Paulo (Brasil) e Catania (Itália). Ao fim da fase de classificação, as cinco equipes mais bem colocadas avançarão à fase final, que contará ainda com os Estados Unidos, país-sede. A fase final acontecerá de 22 a 26 de julho, em Omaha, nos Estados Unidos.