Esporte

Remadoras brasileiras são flagradas no antidoping e ficam fora do Pan

Kissya Cataldo e Nayara Furtado foram flagradas em exames antidoping realizados durante as seletivas nacionais
Agência Globo , Rio de Janeiro | 02/07/2015 às 18:31

As remadoras brasileiras Kissya Cataldo, do Grêmio Náutico União, e Nayara Furtado, do Flamengo, que haviam sido convocadas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste mês de julho, foram flagradas em exames antidoping realizados durante as seletivas nacionais. Os resultados dos exames foram apresentados esta semana. Com isso, as duas já estão suspensas preventivamente e fora da competição. Além delas, há uma terceira competidora que também foi flagrada, mas cujo nome não foi revelado. Esta não fazia parte da equipe pan-americana. As três ainda poderão pedir a contraprova e apresentar defesas.

O presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR), Edson Altino Junior, confirmou que a dupla de competidoras está fora da competição que será sediada no Canadá.

— Elas foram afastadas, e cada uma terá sua oportunidade de defesa. Os exames foram feitos no dia 28 de maio, durante a seletiva interna para os Jogos Pan-Americanos. Como nós já havíamos formado o grupo com os reservas, o Brasil vai poder competir nas 12 provas que estavam previstas. Talvez só não possa competir no single skiff peso pesado, que seria a da Kissya — declarou Altino. A nossa confederação tem feito um trabalho preventivo, de esclarecimento, através de cartilhas, mas infelizmente isso ocorreu.

Aos 33 anos, Kyssia Cataldo compete no skiff simples. Se for confirmado o caso, ela será reincidente, já ficou fora dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 por ter ingerido a substância eritropoietina. Na ocasião, ficou suspensa por dois anos, e havia voltado ao esporte no ano passado.

— Ela já havia sido suspensa por dois anos, e agora, se for punida novamente, provavelmente pegará quatro anos. Não sei se ela voltaria a competir já na faixa dos 37 anos — comentou Altino.

Nesta quinta-feira, Fabiana Beltrame, que havia conquistado a medalha de prata na etapa de Varese da Copa do Mundo, retornou ao Rio. A delegação brasileira de remo vai embarcar no próximo sábado para Toronto. As provas de remo serão disputadas entre os dias 11 e 15 de julho, no Royal Canadian Henley Rowing, em Toronto.