Com as presenças de vários atletas, ex-atletas e personalidades francesas e brasileiras, o Consulado Geral da França e a Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro (CCFB-RJ) vão celebrar o Dia Nacional da França, o 14 de Julho, na Sociedade Hípica Brasileira que, nas Olimpíadas de 2016, vai ser a sede do Club France, a casa da torcida francesa na cidade durante os Jogos. Durante o evento, haverá também um trabalho de divulgação da candidatura de Paris à sede dos Jogos Olímpicos de 2024.
Na data mais importante do país, o consulado e a câmara de comércio da França na cidade já estarão em pleno clima de Rio-2016, com vários eventos esportivos, entre 11h e 19h. Estarão presentes ídolos do esporte da França e do Brasil, além do presidente do Comitê Nacional Olímpico e Esportivo Francês, Denis Masseglia. Da França, virão o campeão olímpico e mundial de hipismo Pierre Durand; Victoria Ravva, bicampeã da Liga dos Campeões de Vôlei e 19 vezes campeã francesa. O Brasil será representado por três campeões: o tenista Gustavo Kuerten, tricampeão do Aberto da França, em Roland Garros; e os campeões do mundo de futebol Raí (em 1994, nos EUA) e Paulo César Caju (em 1970, no México), ambos com carreiras bem sucedidas no futebol francês. Como representantes dos esportes paralímpicos, estarão presentes a franco-brasileira Patricia Layolle, pentacampeã do Brasil de tiro com arco, e três atletas brasileiros campeões mundiais de canoagem va’a paralímpica, Caio Ribeiro, Tamara Oliveira e Luciano Meirelles. A participação nas atividades esportivas é aberta a pessoas de todas as idades e pode ser individual ou por equipes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail info@lessportifsderio.org.
O evento contará, ainda, com cinco quiosques comandados pelos renomados chefs David Mansaud, Frédéric Monnier, Jan Santos, Roberta Ciasca e Roland Villard, que vão preparar especialidades francesas como cassoulet, boeuf bourguignon, quiches, crèpes e viennoiseries. Outras opções serão as iguarias servidas em food trucks estacionados na área aberta da hípica. Além disso, quem participar do evento poderá, ainda, adquirir produtos franceses como pães, foie gras, queijos, vinhos e azeites. Das 11h às 22h, os convidados poderão desfrutar de atrações gastronômicas, esportivas e culturais. O Dia Nacional da França no Rio será encerrado com um animado set musical, elaborado a partir de referências de músicas da França e do Brasil, criado pelo DJ Gringo da Parada, da Favela Chic. A apresentação terá início às 20h30, depois de serem entoados os hinos nacionais francês e brasileiro.
O cônsul da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, agradeceu o apoio da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro e das empresas parceiras pelo empenho na produção do evento:
— Agradeço, ainda, à Sociedade Hípica Brasileira e aos seus sócios, por receberem o evento em sua sede.
Para Claudine Bichara, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro, o evento será uma oportunidade única para que as empresas associadas vejam suas marcas ligadas a um evento que representa o espírito do Dia Nacional da França, em um local onde todos os convidados, poderão festejar, dançar e degustar produtos típicos da cultura francesa:
— Nossa expectativa é que essa festa traduza o orgulho de ser e de trabalhar ‘à moda francesa’ na Sociedade Hípica Brasileira, que abrigará o Club France durante os Jogos Olímpicos.
No 14 de Julho, os franceses celebram o início da Revolução Francesa, em 1789, que aboliu os privilégios das elites naquele país e é considerada um marco em toda a história do mundo ocidental, sob os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, representados no azul, branco e vermelho da bandeira daquele país. Em 2016, o Clube France, na Hípica, será o local das festas todas as medalhas conquistadas pela França, para criar laços entre torcedores franceses e brasileiros. Em Londres, em 2012, o Clube France recebeu cem mil visitantes, e a expectativa para o Rio é de um número semelhante.
— O presidente da República Francesa, François Hollande, e o primeiro-ministro, Manuel Valls, virão aos Jogos Olímpicos no Rio, juntamente com outros ministros, e visitarão o Clube France. A Rio-2016 estará no meio da campanha para ser a sede de 2024 e será a última edição das Olimpíadas antes da escolha da sede, que será em 2017. Todo movimento olímpico francês estará aqui, junto com seus parceiros — antecipou o adido olímpico e paralímpico do consulado da França, Alexandre Bazire. — No Clube France, espero capitalizar esta relação carinhosa entre Brasil e França e fazer uma promoção, em âmbito global do dinamismo do esporte francês, com perspectiva para 2024. Será um 14 de Julho na cidade olímpica, num evento grande e aberto. Os olhos olímpicos estarão voltados para o Rio.
Também são candidatas à organização dos Jogos de 2024: Roma, na Itália; Hamburgo, na Alemanha; Budapeste, na Hungria; e Boston, nos EUA. O prazo final para a apresenação das candidaturas se encerra a 15 de setembro deste ano. A escolha pelo Comitê Olímpico Internacional será a 15 de setembro de 2017, em Lima, no Peru.
O Clube France será uma área de convivência aberta a atletas, que lá poderão celebrar suas conquistas, e membros da delegação francesa e torcedores franceses e brasileiros. Estima-se que lá vão trabalhar 200 pessoas. A criação do espaço foi anunciada em abril, quando o Comitê Olímpico e Desportivo Francês assinou um acordo de cooperação com a SHB, em evento que contou com as presenças dos presidentes do comitê francês, Denis Masseglia, e da Hípica, Felipe Gomes, do secretário-geral do comitê francês, Jean-Michel Brun, e do cônsul francês no Rio, Brice Roquefeuil. Em Londres-2012, o país ficou em sétimo no quadro de medalhas, com 11 ouros, 11 pratas e 12 bronzes. Os esportes de maior destaque são a natação, o judô, o ciclismo e o atletismo.