Esporte

PEGA PRA CAPAR da Copa América começa na quarta, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Agora, quem perde volta para casa
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 23/06/2015 às 19:20
Paraguai de Cáceres joga com o Brasil
Foto: EFE
   Começam nessa quarta-feira à noite os jogos das quartas de final da Copa América do Chile, fase decisiva da competição que envolve as oito melhores equipes classificadas na fase inicial. Agora, quem ganha segue na competição em busca do título e o perdedor cai fora. 

Caso prevaleça o empate nos 90 minutos regulamentares de jogo a decisão se dará através de tiros livres e diretos da marca do pênalti. 

 *

  Os  jogos

  - Chile x Uruguai, no estádio Nacional, em Santiago, às 20h30 de quarta-feira.

  - Na quinta-feira jogam Bolívia x Peru; E na sexta, Argentina x Colômbia, mesmo horário. 

   - O Brasil enfrenta o Paraguai, no sábado, em Concepción, às 18h30.

*

   Favoritos

  Com algumas poucas exceções, os jogos até agora têm sido medianos, suportáveis. As equipes se equivalem. A única equipe que venceu com confortável diferença de gols foi o Chile, dono da casa, contra a Bolívia.  Nem a Argentina de Messi, Aguero, Di Maria... encantou. 

 - Torço pelo Chile, contra o Uruguai. Pela festa da torcida, pelo futebol organizado e mais ofensivo da equipe de Sampaoli que tem um bom goleiro (Bravo), um zagueiro de responsa (Medel) e mais o inquieto meio-campista Vidal, o avante Sanchez, Valdívia ...  Mas ninguém estranhe se a ‘celeste olímpica’ endurecer, vencer ou decidir nos pênaltis; faz parte da história uruguaia a superação, a surpresa diante de adversários aparentemente mais dotados. Jogão!

 - Bolívia e Perú são  as duas equipes mais fracas classificadas. É um duelo com cheiro de empate, decisão na marca da cal depois dos 90 minutos.  Acho que o Peru possui melhor técnica, põe mais a bola no chão, dá menos chutões, tem o conhecido avante Paolo Guerrero e um zagueiro de classe, Ascues. Na Bolívia, Marcelo Moreno (?). 

- O Brasil, mesmo sem Neymar, tem futebol coletivo e jogadores superiores aos do Paraguai, mas os vizinhos costumam endurecer contra nós, sempre. É bom lembrar que eles nos tiraram da Copa América 2011, na Argentina, nos pênaltis, quando a seleção era treinada por Mano Menezes. O treinador paraguaio é o argentino Ramon Diaz, conhecedor de bola e malandro. Temos de jogar mais do que temos feito...   se Dunga deixar. 

** 

 Fora Dunga !

 Sim, Dunga ...  que devia ter sido demitido do cargo de treinador nos vestiários após o jogo contra a Venezuela, depois de ter colocado em campo quatro zagueiros de área com medo das bolas altas do adversário, quase entregando um jogo que estava sob controle. Francamente ! Aquilo foi um atentado à história do futebol brasileiro.  

**

  Ainda Neymar

 Foi uma decisão conjunta do atleta, seus assessores, do treinador e dos jogadores (colegas) da seleção a volta de Neymar para o Brasil, a fim de curtir suas merecidas férias longe do foco, que deve estar voltado para o grupo que está no Chile, vivo e brigando pelo título. 

Neymar tem alguns anos sem férias, desde os tempos do Santos. Depois da primeira atribulada temporada no Barcelona teve a Copa do Mundo, a contusão nas costas, a volta para Espanha, uma competição atrás da outra, muito tititi em torno dele, dentro e fora de campo, estresse puro que culminou nas besteiras que fez no jogo contra a Colômbia. Afinal, o atleta não ´´e máquina.  No mais, pediu desculpas a todos, bem orientado, claro, mas... a merda foi feita e nada apaga o cheiro.  

 O ‘garoto mimado’ precisa tomar juízo, amadurecer, quebrar a marra... mas, como? Não deixam. Saiu do Chile em avião particular, cercado de assessores e seguranças, desceu do avião em São Paulo direto para um helicóptero que o levou para o luxuoso condomínio onde descansa, paparicado por todos os lado. Não se sente um simples mortal, claro.

 Dinheiro, poderes, superproteção, babação lhe tornam cada dia mais arrogante.  Será que algum dia vai aprender a ser gente? 

**

A Conmebol divulgou a seleção dos melhores na primeira etapa da Copa América. Eis;

Bravo (goleiro do Chile); três zagueiros: Thiago Silva (Brasil), Gimenez (Uruguai) e Medel (Chile); no meio campo, Lobaton (Peru), Sanchez (Colômbia), Vidal (Chile) e Aranguiz (Chile); como avantes, Aguero e Messi (Argentina), e Lucas Barrios (Paraguai). 

Muito agrado, aqui e acolá, e interesses. Ao invés de Thiago, por que não Miranda, por exemplo?  Godin, também uruguaio, é superior a Gimenez. Lucas Barrios ? Cuadrado, da Colômbia, tem jogado muito, mais que o Lobaton. Não ? 

**

Enfim, é hora decisão, do tudo ou nada.