Esporte

Empresário argentino procurado por escândalo da Fifa se entrega

Burzaco se apresentou à política de Bolzano, no norte da Itália
Agência Globo , Bolzano | 09/06/2015 às 11:28

Um dos três empresários argentinos procurados pela Interpol por conta do escândalo de corrupção na Fifa, Alejandro Burzaco se entregou nesta terça-feira à Justiça italiana. Burzaco se apresentou à política de Bolzano, no norte da Itália, acompanhado de dois advogados, um argentino e outro italiano.

Diretor da empresa Torneos y Competencias, o empresário teve um pedido de captura e extradição feito pelas autoridades dos Estados Unidos, que investigam o pagamento de suborno à Fifa em troca de direitos comerciais.

- Ele se apresentou voluntariamente nesta manhã (terça-feira) no departamento de polícia e está detido - disse Giuseppe Ricario, chefe da polícia de Trento, à rádio argentina “La Red“. - Está na delegacia. Se apresentou com um advogado. Imaginamos que sua intenção seja colaborar com as autoridades. Ele foi detido porque, segundo nosso código penal, é preciso fazer isto caso haja pedido de captura internacional - completou.

De acordo com o secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, a extradição “está sujeita à decisão da Justiça italiana”.

Burzaco é um dos três argentinos apontados pelo FBI, a polícia federal americana, de participação em um envolvendo corrupção, fraude, extorsão, lavagem de dinheiro e propinas no valor de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) ligados a Copas do Mundo e acordos de marketing e de transmissão de jogos pela televisão.

Quando a polícia da Suíça iniciou a operação que prendeu sete dirigentes da Fifa, Burzaco estava em Zurique, mas não foi localizado na cidade. Com o passar dos dias, a Interpol emitiu um alerta vermelho com o pedido de captura internacional. Neste período, a Torneos y Competencias emitiu um comunicado informando que Burzaco deixara a empresa.

Os outros argentinos acusados pelo FBI são Hugo e Mariano Jinks, chefes da empresa de marketing Full Play Group SA, da Argentina.