- No reencontro com o ex-técnico Vanderlei Luxemburgo, só o Flamengo continuou na confusão. Com cinco mudanças, o time carioca voltou a repetir os erros dos últimos jogos, perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, e permanece sem vencer na competição após cinco rodadas. Com um ponto e três derrotas seguidas, o rubro-negro caiu para penúltimo lugar e tem o pior início do clube na história da competição. A primeira vitória cruzeirense tirou a equipe do Z-4, agora em 15º lugar, com quatro pontos.
O primeiro tempo serviu para mostrar que a presença dos dois times na zona de rebaixamento não era fruto do acaso. O desmantelado Cruzeiro sequer lembra o time veloz e envolvente do bicampeonato nacional. Ainda assim, conseguiu os poucos lances de perigo na etapa inicial.
Como de hábito, o goleiro Paulo Victor destoava da equipe com uma atuação segura. Aos 31 minutos, espalmou o chute de longe de Henrique. Um minuto depois, Samir escorregou e deixou Marquinhos livre na área, mas Paulo Victor tirou a bola dos pés do meia cruzeirense e, na sequência, salvou com as pernas o chute de Leandro Damião.
Em seu segundo jogo, o técnico Cristóvão Borges apostou na velocidade de Marcelo Cirino, Paulinho e Éverton para tentar surpreender o Cruzeiro. Mas os três jogadores, que tiveram lesões musculares recentemente, continuam jogando abaixo da média, especialmente Paulinho. A pouca movimentação de Alecsandro, que negocia sua saída para o Palmeiras, só contribuiu para dificultar ainda mais qualquer tentativa de ataque.
No intervalo, Cristóvão trocou Anderson Pico, que errou demais, por Luiz Antônio, deslocando Pará para a lateral esquerda. O time volto melhor. Aos dez, Luiz Antônio cobrou falta perigosa. O Cruzeiro respondeu em chute de Willian rente à trave, mas o Flamengo manteve a postura ofensiva, beneficiado pela subida de produção de Marcelo Cirino. Aos 21, porém, o camisa 7, cansado, deu lugar acGabriel.
Melhor na partida, o time carioca perdeu outra chance aos 25, com Paulinho. Mas, aos 32, uma desatenção da defesa permitiu ao zagueiro Manoel subir sozinho, após escanteio da direita, e abrir o placar de cabeça. Um minuto depois, Fábio evitou o empate em cabeçada de Gabriel.
Local: Mineirão
Cruzeiro: Fabio, Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Charles, Henrique, Marquinho e Gabriel Xavier (Alisson); Willian (Allano) e Leandro Damião (Henrique Dourado).
Flamengo: Paulo Victor, Pará, Wallace, Samir e Anderson Pico (Luiz Antônio); Jonas, Márcio Araújo (Eduardo da Silva) e Éverton; Marcelo Cirino (Gabriel), Alecsandro e Paulinho.
Juiz: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Gol: 2T: Manoel, aos 32m
Cartões amarelos: Alecsandro, Éverton, Bruno Rodrigo, Fábio e Luiz Antônio