Esporte

Convocado para a Copa América, Fred diz ignorar problemas extracampo

Fred entra na vaga aberta pelo corte de Luiz Gustavo, que vai precisar operar o menisco do joelho direito
Agência Globo , Teresópolis | 03/06/2015 às 14:38

A CBF confirmou a convocação de Fred para a Copa América. Mas Dunga não se trata do atacante do Fluminense e um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro. É o seu homônimo, volante do Shakhtar Donetsk, que, inclusive, já treinou com o grupo nesta quarta-feira, na Granja Comary, e foi testado pelo treinador no lugar de Fernandinho.

Fred entra na vaga aberta pelo corte de Luiz Gustavo, que vai precisar operar o menisco do joelho direito. A Copa América, no Peru, será a primeira competição oficial do jogador de 22 anos pela seleção brasileira. Antes, ele havia sido chamado por Dunga apenas para dois amistosos, contra Turquia e Áustria. Naquela convocação, ele também entrou no grupo devido ao corte de um jogador: Rômulo.

Fred começou a carreira nas categorias de base do Atlético-MG antes de se transferir para o Internacional. Em Porto Alegre, fez sua estreia como profissional e chegou a ser titular. Conquistou duas edições do Campeonato Gaúcho, de 2012 e 2013, antes de ser vendido por 15 milhões de euros. Na Ucrânia, venceu com o Shakhtar a Supercopa da Ucrânia e o campeonato nacional daquele país.

No início da tarde, Fred deu uma entrevista coletiva na Granja Comary.


Os principais trechos:

É o momento de concentrarmos na Copa América, que é campeonato importante, e, se perdermos o foco, vai desandar tudo. A CBF nos dá condições dentro de campo o momento é de tirar tudo da cabeça e pensar somente na Copa América, para buscar o título. Preferimos ficar na nossa e não comentar muito sobre isso (corrupção, saída de Blatter, Marin preso...)

Eu não estava, mas torcia bastante para a seleção. A nova geração tem que esquecer o 7 a 1. Ficou no passado e temos que pensar daqui para a frente.

A torcida ainda está triste, mas tem que nos apoiar na Copa América.

Era grande, porque sabia que poderia estar no grupo da Copa América. Infelizmente, foi devido à lesão de um companheiro. Recebi a notícia do Fernandinho, que me abraçou.

jogava no inter de meia mais aberto, e fui recuando, o próprio Dunga me botou de volante. No Shakhtar, eu jogo assim. Para mim, não há posição, jogo onde ele pedir

Já trabalhei com ele bastante, já ajudei a ele e ele me ajudou. faço um bom trabalho na Ucrânia. Isso pesa bastante. Além de eu ter ganho um "Gauchão" com ele...

Se tiver oportunidade vou aproveitar. Jogando de titular ou não, eu quero é ajudar.

Consegui evoluir bastante lá, porque é diferente do Brasil. Fui amadurecendo, e, em algumas coisas, eu mudei para melhor.

É bom um jogador de 22 anos poder jogar uma Copa América. É para ser feliz e para gente agradecer muito. Todos os jovens têm que trabalhar bastante.

Infelizmente, foi assim no passado e também agora. Mas eu tenho que fazer meu trabalho

Temos que procurar amadurecer e escutar os mais velhos, sempre,mirando as as Olimpíadas de 2016, que é um título que a seleção não tem.

Conversei com o treinador do Shakhtar, porque eu estava suspenso e falei que precisava da oportunidade na seleção. E ele me liberou.