Os times baianos estão fazendo boa campanha na segunda divisão
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
03/06/2015 às 12:32
Matreiro, Blatter faz renuncia de araque
Foto: DIV
Deparei-me com a notícia da renúncia do presidente da FIFA, o ‘capo’ Blatter, menos de uma semana depois de reeleito, logo após o estouro da boiada na Suíça, com a prisão de sete cartolões ligados a entidade, inclusive o nosso (lá deles!) Marín. Renúncia? Largou o cargo assim, de repente?
Qual nada! No olho do furacão, pressionado pela poderosa UEFA e pelas grandes patrocinadoras da entidade/FIFa que não querem ver seus nomes atados a falcatruas e altas corrupções, o espertalhão Blatter está tentando uma manobra tipo ‘pulo do gato’: anuncia que está renunciando mas continuará à frente da entidade até que se realizem novas eleições, certamente em 2016 ou 17, com ele, Blatter e sua trupe comandando o processo sucessório. Ok?
*
“Continuarei exercendo minha função até que a nova eleição seja realizada. Quero pedir ao Comitê Executivo para organizar um congresso o mais breve possível para decidir o meu sucessor” – trecho do pronunciamento de Blatter na sede da FIFA, anunciando a tal ‘renúncia’. O tal congresso só deve acontecer em 2016.
*
“Blatter saiu porque os patrocinadores o forçaram. Depois de tudo o que aconteceu nos últimos dias, ninguém quer ver sua marca associada a esse tipo de escândalo” – disse o jornalista escocês Andrew Jennings, autor do livro “Jogo Sujo”, ao site da ESPN Brasil.
A Coca-Cola, a Adidas e a Budweiser aplaudiram oficialmente a ‘renúncia’.
*
A gota d’água para a atitude do Blatter foi a ciência de ele estava sendo investigado também pelo FBI, como envolvido e um dos cabeças do ‘esquemas’ corruptos da FIFA. O braço-direito dele, um certo Jerome Valcke ( aquele que deitou falação por essas bandas, dando esporros e tudo mais, durante a realização da Copa do Mundo 2014) é responsabilizado pela transferência e distribuição de US$ 10 milhões em propinas para o pessoal da Concacaf. Um respingo apenas da lameira.
*
Romário, no Senado e Tostão, na sua coluna de esportes, pedem a saída, a renúncia, do presidente da CBF , o Marco Polo Del Nero, aquele que saiu na madruga às pressas da Suíça para o Rio, a fim de apagar rastros, inclusive mandou arrancar o nome de Marin que estava estampado na entrada do suntuoso prédio da entidade brasileira do futebol, sede da corrupção no futebol brasileiro.
*
Ricardo Teixeira, o Ricardão que sucedeu Havelange e precedeu Marin, segundo apuração da PF, movimentou em sua conta bancária o montante de R$ 464,6 milhões, entre 2009 e 2012, anos de preparação para a Copa no Brasil. Teixeira é indiciado em crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e falsidade ideológica. Foi ele o grande articulador da realização da Copa no Brasil, de braços dados com Lula, então presidente da República. Tá bom ou queres mais?
*
Sobre essa embrulhada toda sacudindo a FIFA, engaiolando o ex-presidente da CBF , apontando o ‘capo’ Ricardo Teixeira, assustando o Del Nero, provocando CPI no Congresso, deixando de cabelos arrepiados mundo da bola... o nosso ministro dos Esportes (desculpem, como é mesmo o nome dele ?) nem um pio. Habla Hilton !
*
Bola redonda
Vamos falar de bola, do jogo jogado em campo? O assunto da semana é a decisão da Copa dos Campeões da Europa, no sábado, em Berlim: Barcelona x Juventus.
De um lado, Messi, Neymar, Suarez, Iniesta, Dani Alves ... Do outro, Buffon, Pirlo, Pogba, Vidal, Tevez... Imperdível !
Escreveu Tostão: ... “mais que um confronto de estratégias, que também são importantes, será um jogo de grandes craques, inventivos, transgressores, que, de repente, sem avisar o técnico e, às vezes, o contrariando, fazem algo surpreendente e decisivo”.
Tudo dito. Duas escolas diferentes - a espanhola e a italiana – mas quem decide é o craque.
**
Segundona
Sexta à noite, no Barradão, Vitória x Atlético (GO)
Com dois gols de cabeça de seus zagueiros, ambos após cobrança de escanteio de Escudero, o rubro-negro venceu o Criciúma, na noite de terça, no mesmo Barradão, por 2 x 1. O suficiente para subir na tabela de classificação, com 9 pontos ganhos e se postar em sexto lugar, a um ponto apenas do quarto colocado, o América (MG). O destaque foi o meia argentino Escudero, o volante Amaral e o estreante zagueiro Guilherme Mattis, altão e seguro.
**
Na mesma noite, em Macaé, o Bahia em campo afunilou as jogadas, abandonou o jogo pelas laterais do campo, errou muitos passes do meio para a frente e não saiu do zero a zero em jogo bem movimentado contra o time da casa. Com o resultado, mesmo mantendo-se invicto, a equipe caiu para a terceira colocação, com 11 pontos ganhos, atrás do Botafogo e do Naútico, ambos com 13. Boa atuação do goleiro Douglas Pires, com duas defesas de vulto e uma auspiciosa estreia do zagueirão Jailton.
No sábado à tarde o tricolor baiano encara o Bragantino, em Sâo Paulo. O torcedor sente a falta e cobra a presença de Kieza, Maxi Biancuchi e a volta de Pittoni.
**
Amistoso sem Neymar
Ah, sim, domingo tem amistoso da seleção de Dunga, que vai disputar a Copa América, contra o México. Preparatório. Neymar, que joga sábado em Berlim, está fora do amistoso. O apoiador Luis Gustavo, com lesão no joelho, foi cortado, é mais um desfalque. A competição que acontecerá no Chile, começa de verdade no dia 11 de junho.
**