Esporte

O último show de Daniel Alves

Brasileiro foi grande repercussão da entrevista coletiva
Agência Globo , Barcelona | 25/05/2015 às 19:45

Durou pouco mais de 40 minutos o que pode ter sido um dos últimos de Daniel Alves pelo Barcelona, nesta segunda-feira. Em vez de meião e chuteira, no entanto, o lateral-direito usou o microfone para exibir um repertório de reclamações, que variaram entre acidez e bom humor. A entrevista coletiva, na qual esperava-se anunciar o destino do brasileiro, tomou ares de sessão de comédia e terminou ao som de pagode do grupo ImaginaSamba.

— Ainda é cedo para dizer , ainda não é hora do final — cantou o jogador, enquanto sorria para um repórter que havia lhe questionado sobre uma canção de despedida. A brincadeira continuou com a imitação de uma das comemorações mais famosas de Cristiano Ronaldo. — Calma, calma!

Entre muitas brincadeiras, Daniel Alves mostrou que, apesar do impasse envolvendo a renovação de seu contrato, ainda se sente em casa no Barcelona. O divórcio, no entanto, parece cada vez mais próximo. Em suas primeiras respostas, Daniel disparou contra o clube em várias frentes: disse que não é valorizado, pediu respeito, reclamou de “besteiras” que têm ouvido e afirmou estar 200% envolvido com o time, mas apenas 10% com o Barcelona.

Sobrou até para a imprensa. Um jornalista do canal de TV espanhol Cuatro ouviu críticas a um programa que havia exibido imagens da conquista da Liga dos Campeões da última temporada, pelo Real Madrid, no dia que o Barcelona assegurou o título do Campeonato Espanhol deste ano. Já um repórter de um jornal de Madri foi impedido de perguntar.

— Lixo! Não respondo ao Marca. Passem a pergunta. Sinto muito, apenas por você.

O comportamento imprevisível do brasileiro levou o assessor de imprensa do Barcelona a tentar abreviar o encontro com os jornalistas, que não havia chegado a 15 minutos àquela altura. Daniel Alves, no entanto, não deixou por menos.

— Temos até as 14h. Se quiser, você pode ir (embora) — respondeu Daniel ao assessor, em tom sério, para logo depois abrir um sorriso.

Apesar de adiar a definição de seu destino para depois da final da Liga dos Campeões — dia 6 de junho, contra o Juventus —, Daniel Alves afirmou estar com “um pé, o corpo e a cabeça” fora do Barcelona. Disse também que ainda tenta entender por que não tem sido valorizado, mas acredita que exista ligação com seu jeito “transparente, com opinião própria”.

— Acho que nem todos estão preparados para escutar. Tento ser o mais cordial possível, mas tenho essa personalidade.