Esporte

EQUIPE MERCEDEZ erra prejudica Hamilton e Rosberg vence GP de Mônaco

vide
Globo , Mônaco | 24/05/2015 às 12:33
Nico Rosberg fatura GP de Mônaco
Foto: Reuters
O que era um sossegado passeio de Lewis Hamilton nas apertadas ruas de Mônaco virou uma inesperada vitória de Nico Rosberg. Depois de desbancar o companheiro de Mercedes, no treino classificatório e garantir a pole position, o britânico caminhava para um tranquilo triunfo de ponta a ponta. Mas a entrada do safety car, em razão da batida de Max Verstappen a 14 voltas do fim, mudou a história da 6ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1.

 A Mercedes aproveitou o período com o carro de segurança para chamar o inglês para um pit stop extra, crendo que ele voltaria na liderança. Um erro grosseiro. Hamilton acabou voltando à pista atrás de Rosberg e Sebastian Vettel (Ferrari). Com pneus novos, o britânico até tentou desfazer o prejuízo. Em vão. Sequer conseguiu passar o alemão da Ferrari e viu Rosberg sumir na frente para vencer a prova. 

- Nós pensamos que a diferença era maior do que era. Foi um erro de julgamento completo.  Estragamos tudo para ele. Sentimos muito - admitiu o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

Incrédulo, Lewis guiou vagarosamente até o parque fechado como se tentasse entender o que aconteceu. Sua expressão no pódio estampava a decepção com a perda da corrida. Ele sequer estourou o champanhe. Ao menos, escutava a torcida, em uma tentativa de afago, gritar seu nome. Rosberg, por sua vez, comemorava efusivamente. E não podia ser por menos. Com o resultado, o alemão colocou seu nome na história do GP de Mônaco. Alcançou sua terceira vitória consecutiva nas ruas do Principado, feito conseguido apenas por Ayrton Senna, Alain Prost e Graham Hill. O recorde de vitórias seguidas ainda pertence a Senna, com cinco. De quebra, Nico encostou em Hamilton no Mundial de Pilotos. Ele tem 116 pontos, contra 126 do inglês, líder do campeonato. Confira a classificação completa. A próxima etapa é no dia 7 de junho no Canadá.