Nos pés dessa garotada boa está o futuro do Vitória, se souberem administrar o clube. Que seja.
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
21/05/2015 às 21:54
O futuro do Vitória se a diretoria permitir e não jogar água abaixo
Foto: ECV
A rodada da Série B para a dupla Ba Vi começa nesta sexta-feira, às 19h30min, no Barradão: Vitória x Bragantino.
*
Quem sabe o começo de uma reabilitação do rubro-negro perante seu torcedor, depois do vexame no meio da semana pela Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo ASA de Arapiraca, o que resultou na demissão do treinador Claudinei Oliveira. O empate - 2 x 2 - favoreceu o time alagoano, pelos dois gols feitos fora de casa.
A partida fatídica aconteceu na terça-feira à noite, com chuvas e apenas três mil almas nas arquibancadas.
*
Foi uma terça de céu e inferno para o torcedor rubro-negro. À tarde, a equipe sub-17 sagrou-se campeã da Copa do Brasil da categoria, após vencer o Botafogo, no Rio, por 3 x 1 e decidir o título na cobrança de penalidades. Título inédito, de Campeão Brasileiro, e que foi muito bem comemorado. Carlos Amadeu, baiano, treinador da seleção brasileira Sub-17, convocou Yan e Geovane, do time campeão, para uma disputa de Copa na Coréia, agora em junho.
Nos pés dessa garotada boa está o futuro do Vitória, se souberem administrar o clube. Que seja.
*
Ainda com o gostinho do bolo da festa na boca, os profissionais fizeram feio diante do torcedor, em casa. O time dos marmanjos jogou mal e não mereceu sorte melhor, a despeito das reclamações contra a arbitragem, que deixou de marcar uma penalidade clara em favor dos rubro-negros, quando um certo Didira evitou um gol usando claramente o braço na bola, mas o juiz e seus auxiliares comeram mosca. Por outro lado, o gol de empate do Vitória, já passados os 40 minutos da segunda etapa, foi de pênalti... um arranjo do árbitro.
No mais, não se viu uma equipe rubro-negra em campo senão um bando de trapalhões. A defesa recuando muito e rebatendo a esmo, o meio campo marcando frouxo, sem criar nada e um ataque que muito pouco incomodou o adversário. O ASA (AL) mostrou-se mais estruturado, com uma estratégia definida em campo e que deu certo. Foi mais um vexame este ano. E no Barradão, de novo. Assim, a queda de Claudinei era mais que esperada.
Quem vai assumir a barca?
*
Enquanto isso, a contestada diretoria do rubro-negro continua contratando. Com que critérios?
O atleta mais conhecido que chegou, até agora, foi o meia Pedro Ken, que assim retorna ao Barradão, onde atuou e bem há uns três, quatro anos. Ken pode estrear já contra o Bragantino. O torcedor espera que ele arrume o meio campo, já que Escudero e Jorge Wagner até agora não conseguiram dar um padrão ao time. O contratado mais recente foi o meio-campista André Castro, que disputou o paulistão pelo Audax, o clube dirigido por Vampeta (ex-Vitória), que mediou o ‘negócio’.
Brincando, brincando... o Vitória trouxe um caminhão de jogadores, a maioria meia boca, para a temporada. Anotem: Saimon, Neto Baiano, Dackson, Luis Gustavo, Rogério, Diego Renan, Diogo Mateus, Amaral, J.Wagner, Elton, Rahynner, Guilherme Mathis, Pedro Ken, Edinei e André Castro. Dá uma boa equipe com eles?
*
Bem, o adversário dessa sexta, o Bragantino (de Bragança Paulista) é a bola da vez, a chance de uma virada, uma boa e convincente atuação.
**
Tricolor
Já o Bahia, aparentemente de bem com a vida, viaja a Maceió, onde encara o CRB no estádio Rei Pelé. Lá, os duelos costumam ser renhidos. O jogo é sábado, às 21hs.
O time começou a fase dos desfalques, por lesões, cansaço muscular ... No estaleiro estão Kieza, Maxi, Bruno Paulista, Tchô ... Todos ficaram de fora do jogo contra o Luverdense pela Copa do Brasil, na Fonte Nova, noite de quarta-feira chuvosa, menos de cinco mil devotados nas arquibancadas, torcendo.
Ainda bem que o tricolor fez um bom jogo e venceu : 3 x 1, com gols bonitos: O primeiro de Leo Gamalho, depois de bela jogada de Souza. O atacante cortou dois zagueiros de uma só vez e bateu forte de direita. O segundo, ainda no primeiro tempo, foi do meia Tiago Real, de fora da praça, por cobertura. Domínio total do tricolor, com bolas na traves e várias chances perdidas. No segundo tempo, o time de Mato Grosso foi pra cima, tentando descontar, e um certo Paulinho acertou uma cobrança de escanteio que encobriu o goleiro Douglas Pires, adiantado, fazendo um golaço olímpico, raro. Foi só. Já no finalzinho, Leo Gamalho enfiou em profundidade para Willians Santana, que livrou-se do goleiro, perdeu o ângulo mas fez 3 x 1, fechando o caixão.
O próximo adversário do tricolor baiano pela Copa do Brasil é o Paissandu, de Belém do Pará. Jogo duríssimo e viagem longa pela frente.
**
Calendários
Para os que estão em dúvida, a Copa América, que acontecerá no Chile de 12 de junho aos meados de julho, e será disputada, sim, sem que pare o Campeonato Brasileiro. Um absurdo, vai embolar o ‘meio campo’ e pode esvaziar mais ainda o tal ‘brasileirão’, arquibancadas vazias. Claro, os olhos de quem aprecia a bola bem jogada estarão grudados em Messi, Neymar, James Rodrigues e companhia. Não? Antes da competição continental a seleção de Dunga disputa ainda dois amistosos preparativos: dia 7 de junho contra o México e dia 10 contra Honduras.
Diigo mais: Está duro ver alguns jogos do nosso brasileirão, séries A ou B, tanto faz. Normalmente acontecem 2, 3 faltas em um minuto de jogo. É um pega-pega, um cai-cai, chutões, simulações, passes errados, triste de se ver. Essa semana vi um jogo da série A, dois clubes grandes, com 62 faltas marcadas nos 90 minutos. Não tem jogo, sequencia de passes e jogadas, nada, é só bola parada.
Só encaro por dever de ofício e porque sou fominha de bola.
**
La Bombonera
Sobre o vergonhoso episódio do ‘gás de pimenta’ atirado por um torcedor do Boca Júniors contra os atletas do River Plate, no La Bombonera, pela Copa Libertadores da América, eis o que disse o Secretário nacional de Segurança Pública da Argentina:
“Por ação ou omissão, os dirigentes são os responsáveis por tudo o que acontece no campo de jogo. Dê-me a possibilidade de assumir a AFA, a tecnologia (do controle dos ingressos) e resolvo o problema”. Segundo ele, a violência nos estádios é resultado da relação entre dirigentes e torcidas uniformizadas. “Está tudo podre”, disse.
Lá e cá também.
**
Turco apita final
O árbitro turco Cuneyt Cakir, de 38 anos, foi o escolhido pela UEFA para apitar o jogão entre Barcelona x Juventus, dia 6 de junho, em Berlim, que apontará o campeão dos campeões europeus, duelo aguardadíssimo pelo mundo da bola. Foi ele que apitou a semifinal da Copa do Mundo, no Brasil, entre Holanda x Argentina.
Para alguns jornais especializados italianos o Barcelona é favorito porque possui dois Messi (o outro é Neymar). Como marcá-los?