Esporte

Flamengo estreia no Brasileiro contra o São Paulo, no Morumbi

Jogo acontece hoje, às 16h, no Morumbi
Ag Globo , Rio | 09/05/2015 às 12:44

No discurso do técnico Vanderlei Luxemburgo e dos jogadores, o Campeonato Brasileiro deste ano não será igual aos dois últimos, quando o Flamengo lutou apenas para não ser rebaixado. Ainda à espera de reforços prometidos pela diretoria, o treinador rubro-negro vê o time em condições de brigar, pelo menos, por uma vaga na Libertadores, ou até mesmo pelo título, que não vem desde 2009. Depois de duas semanas treinando, chegou a hora de começar a justificar o otimismo. Hoje, às 16h, no Morumbi, o rubro-negro estreia na competição contra um São Paulo repleto de reservas e dividido entre o início do Brasileiro e o confronto como Cruzeiro nas oitavas de final da Libertadores — depois de fazer 1 a 0 em casa, o tricolor paulista decide a vaga quarta-feira, no Mineirão.

O time base e os problemas ainda são os mesmos do Carioca, quando o Flamengo não chegou a empolgar, sofreu com uma sequência de lesões no elenco e parou na semifinal, diante do Vasco. Em Atibaia (SP), onde o grupo fez a última semana de preparação, Luxemburgo mais uma vez não pôde contar com todo o grupo: o lateral-esquerdo Armero, último reforço contratado, o zagueiro Samir e os atacantes Paulinho e Nixon fizeram apenas treinos físicos, e ainda não têm condições de atuar. Para piorar, o atacante Alecsandro ficou três dias sem treinar, gripado.

Mas a semana também serviu para o treinador fazer os últimos ajustes na equipe, que deve ter uma novidade. No último coletivo, anteontem, Almir ganhou a vaga de Arthur Maia no meio-campo e teve boa participação na vitória por 3 a 0 dos titulares.

Empate no último jogo

Seja quem for o titular, o que não muda é a formação do time rubro-negro. Depois de atuar durante boa parte do Carioca com três volantes, devido ao excesso de desfalques, Luxemburgo adotou novamente uma esquema mais ofensivo, com dois atacantes de velocidade (Gabriel e Éverton), um centralizado (Marcelo Cirino) e um armador — Arthur Maia foi titular nos últimos dois jogos e em quase todos os treinos, mas já vê Almir como um forte concorrente.

O retrospecto do Flamengo contra o São Paulo no Brasileiro não é animador. Em 55 jogos, o tricolor paulista soma 22 vitórias, contra 17 do rubro-negro. Estatística que fica ainda mais desfavorável contando apenas os 27 jogos no Morumbi: o time carioca venceu apenas cinco vezes na casa do rival, e perdeu 17. Mas o último confronto traz boas lembranças para a torcida do Flamengo: um empate em 2 a 2, pela 24ª rodada do Brasileiro de 2014, que acabou sendo mais lamentado pelos cariocas do que pelos anfitriões.

Lutando contra o rebaixamento, o Flamengo, já dirigido por Luxemburgo, encarou de igual para igual um São Paulo com Kaká, Michel Bastos, Alexandre Pato e Ganso. Levou um gol no primeiro tempo, em pênalti cobrado por Rogério Ceni, mas empatou com Éverton, ainda antes do intervalo. Na etapa final, o São Paulo teve chance de fazer o segundo em um pênalti mal marcado — a bola bateu na mão de Samir, mas o zagueiro está um metro fora da área. Mas o goleiro Paulo Victor defendeu o chute de Rogério Ceni. Melhor em campo, o Flamengo pressionou até virar o placar com um gol de cabeça de Alecsandro, aos 42, e quando a torcida já comemorava a vitória fora de casa, o são-paulino Luís Fabiano decretou o empate aos 45 minutos.