Esporte

BAVI iniciam caminhada de retorno a Série A, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

O Barcelona decide vaga na Liga dos Campeões com o Bayern, em Munique
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/05/2015 às 19:38
Jogadores do Bahia aprontam para pegar o América MG
Foto: ECB
Começa neste sábado para a nossa dupla BaVi a competição mais importante de 2015, o Campeonato Brasileiro na sua 2ª divisão, a Série B ou Segundona, a parte que nos cabe desse latifúndio.  

A meta de ambos é chegar entre os quatro primeiros colocados no final de novembro e, assim, classificados, voltar em 2016 à elite, a Série A. Não será uma caminhada, uma corrida fácil. Será longa, cansativa e bem concorrida, disputada, jogo a jogo.

*

São 20 clubes concorrentes num campeonato de pontos corridos em dois turnos, jogos de ida e volta. Um total de 38 rodadas e muitas e longas viagens, toda semana, a 14 estados de sul a norte do país. Haja fôlego, preparo físico e mental. Estresse. É preciso, se quiser ter êxito na competição, muito mais que um time, uma grande equipe, com elenco farto e qualificado para não sobrar pelo caminho. 

*

Em princípio, até pela desproporcional grana que dispõem, são favoritos os clubes que caíram mais recentemente  da Série A:  O Botafogo do Rio, que possui o elenco mais caro, Bahia e Vitória, que se equivalem, e  apontaria mais o Ceará, que é o Campeão do Nordeste. Vão disputar vaga o Náutico e Santa Cruz de Pernambuco, pela tradição; o América de Minas, o Criciúma ...   por aí. 



**

Estreias

Pra começo de conversa, o Tricolor Campeão baiano vai a Belo Horizonte e já encara uma pedreira, o América, que fez uma boa segundona no ano passado e só não se classificou com folgas porque foi punido disciplinarmente pela CBF, perdendo  uns 10 pontos no ‘tapetão’. Mesmo assim, chegou junto.  É uma equipe entrosada e que  joga à vontade, encara qualquer um dentro de sua casa, o Independência. 

É muito importante estrear vencendo. Dá moral, estímulo e o treinador do Bahia, Sérgio Soares, deve escalar uma equipe mesclada, meio alternativa, em função do cansaço, do desgaste físico e mental de alguns titulares, após as decisões sequenciadas do Nordestão e Baianão. 

Para começar, pois, uma parada indigesta, como veremos pela tevê. O treinador do time mineiro é o pernambucano Givanildo Oliveira, ex-jogador, matreiro, velho conhecido.

*

O Vitória, depois de um ‘descanso’ forçado de 25 dias, em função de desclassificações prematuras nas duas competições (regional e estadual) encara no Barradão a sua própria torcida, ressabiada e cobrando resultados, e um Sampaio Correia (do Maranhão) que costuma jogar bem também fora de casa, sem medo. Uma equipe de atletas desconhecidos para os baianos mas que tem um histórico de surpreender adversários mais fortes, mesmo atuando longe de seus domínios. A equipe, de vistosas camisas com as cores amarelo, verde e vermelho, é treinada pelo jovem  Oliveira Canindé, que prega um futebol ousado, de correria.

*

Fala dos treinadores

O treinador do Bahia, Sérgio Soares, diz que o tricolor encontrou um jeito de jogar, ofensivo, que lhe agrada: ‘É a ofensividade que vai nos colocar mais perto dos triunfos’.  O tricolor corre atrás de um lateral direito e de um centroavante velocista, forte, finalizador. Achará ? E aposta é na garotada recém saída das divisões de base. Os que vêm jogando aprovaram bem, caíram no gosto do torcedor. 

Vamos ver como o Bahia vai suportar o ritmo pegado, veloz, brigador de uma segundona.

*

O treinador do Vitória, Claudinei Oliveira, diz que o rubro-negro entra na competição com apenas 50 a 70% de sua capacidade, mas vai pegar ritmo, crescer, conquistar a confiança do torcedor e chegar entre os quatro primeiros no final. A diretoria busca reforços e as divisões de base são um celeiro fértil. O Sub-20 conquistou o título baiano e o sub-17 está na final da Copa do Brasil da categoria.  

Claudinei quer uma equipe em campo com um futebol de força e velocidade. O torcedor do Leão cobra muito, sobretudo nos jogos em casa. É pra começar vencendo e convencendo contra o time que vem do Norte, a distante e bela São Luis.

*

Bom futuro

A meninada Sub-17 do Vitória detonou o ‘Mengão’ carioca com dois triunfos, fora e dentro de casa, e vai disputar o título de campeão da Copa do Brasil na semana que entra, contra o vencedor do confronto: Botafogo x América (MG).  Meninada de futuro.

*

O treinador Carlos Amadeu, das divisões de base do Vitória (ex-Bahia, também) será o treinador da seleção brasileira sub-17 que disputará o mundial da categoria no Chile, nos meses de outubro e novembro próximos. Um reconhecimento ao trabalho de qualidade dele, muito bom para o futebol baiano, sim. 

**

Seleção de Dunga

Dunga convocou sua equipe para a disputa da difícil Copa América, que acontecerá em junho/julho, no Chile. 

Eis os convocados: 

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valência)

Laterais: Danilo (Porto), Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis(Chelsea)

Zagueiros: Miranda (Atlético de Madri), Tiago Silva, David Luiz e Marquinhos (do PSG)

Volantes: Luis Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (M. City), Elias (Corínthians) e Cassemiro (do Porto)

 Meias : William (Chelsea), P.Coutinho (Liverpool), Everton Ribeiro (Al-Ahli) e Douglas Costa (Shakhtar)

Atacantes: Neymar (Barcelona), Robinho (Santos), Tardelli (Shangdong) e Firmino (Holffenheim)

Boa sorte!

**

Por falar em seleção, a Brasileira continua em 5º lugar pela classificação de pontos da Fifa. A primeira é a Alemanha, Campeã do Mundo em 2014 no Brasil; a Argentina de Messi é a vice, seguida pelas seleções da Bélgica e Colômbia.  Sò com um título na Copa América podemos chegar entre as três primeiras, o lugar que nos cabe pela história que temos. 

**

Libertadores

Pela Copa Libertadores da América,  eis os duelos em aberto que serão definidos na semana que entra:

Corínthians x Guarany (Paraguai), com vantagem para o time vizinho que venceu a primeira no Defensores del  Chaco por 2 x 0, com direito a um  frangaço de Cássio.

Cruzeiro x São Paulo, em BH – o SP venceu por 1 x 0 no Morumbi, jogando muita bola.

Internacional x Atlético (MG) no Beira Rio; deu empate, 2 x 2, em BH.

Boca Juniors x River Plate, no La Bombonera. O River venceu a primeira por 1 x 0.

Tudo em aberto, pois. A missão mais  difícil vai ser a do Corínthians, mas em casa, com o apoio da massa.

**

O ‘magnata’

Aos 39 pra 40 anos, vejam só, o baiano Magno Alves, de Aporá, que estava fazendo gols pelo Ceará, foi contratado pelo Fluminense do Rio para o Brasiileirão. Deve ser o substituto do gordinho Valter, que foi para o Atlético (PR) e, certamente,  o reserva do veterano Fred - ou, quem sabe, atuar a seu lado, fazendo a dupla de área mais antiga do futebol brasileiro. Uma história de gols, ambos. Magno, há 13 anos, jogou pelo Flu, onde fez 114 gols. Deve encerrar a carreira por lá. 

**

Futebol-arte

Pela Super Liga dos Campeões da Europa, a competição mais cara, mais famosa e mais bem jogada do planeta, teremos a definição dos finalistas na próxima semana: 

No Santiago Bernabeu,  em Madri, jogam Real Madrid X Juventus (Itália). A Juve, campeã italiana, venceu a primeira em Turim, 2 x 1. Nada definido. De um lado, Cristiano Ronaldo, Balle, Marcelo, Kross, James Rodrigues...  Do outro, Pirlo, Buffon, Tevez, quem sabe o francês Pogba...  É jogão.  Torço pela Juve, a ‘velha senhora’.

Já o timaço catalão do Barcelona, depois de vencer em casa o Bayern Munique por 3 x 0, com um show particular de Messi, vai decidir em Munique. São duas equipes extraordinárias, as melhores do mundo, treinadas por dois amigos e velhos companheiros de Barcelona e seleção espanhola: Guardiola e Luiz Enrique.  

No Barça, Messi, Neymar, Luizito Soares, Iniesta, Dani Alves, Piqué...  quer mais?  Do outro lado o goleiraço Neuer, Lahhm, Boateng, Muller, Shwazeiteiger...

Imperdível pra quem gosta de futebol-arte.  Gostaria de ver uma final Barcelona x Juventus. 

**

Na torcida

O cidadão Edson Arantes do Nascimento, pessoa que deu passagem a entidade Pelé, o maior jogador e atleta do século XX, está  aos 74 anos hospitalizado mais uma vez, agora para uma cirurgia na próstata. Que se recupere. O mundo todo de olho, eu agradecido pelo que ele fez em campo.