Herói da conquista do hexacampeonato brasileiro, em 2009, graças ao gol de cabeça que garantiu a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Maracanã, na última rodada, o zagueiro Ronaldo Angelim viverá uma emoção nova no próximo sábado, no amistoso entre o rubro-negro carioca, clube em que viveu o auge da carreira, e o Icasa, onde começou a jogar profissionalmente. A diretoria do Flamengo estuda uma forma de homenagear Angelim, que mora em Juazeiro do Norte, local da partida, aproveitando a coincidência do encontro entre os times que marcam a trajetória do jogador nos gramados.
Aos 39 anos, aposentado do futebol desde 2013, Angelim voltou para Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, mas não perdeu a ligação com o Flamengo. Semana passada, ele cruzou a divisa do Ceará com Pernambuco para acompanhar o treino do time carioca no Estádio Cornélio de Barros, na véspera do jogo contra o Salgueiro, pela Copa do Brasil.
Naquela ocasião, a delegação rubro-negra desembarcou em Juazeiro do Norte, de onde seguiu de ônibus para Salgueiro. Desta vez, a cidade cearense será o palco do único amistoso até agora previsto na preparação do Flamengo para o Campeonato Brasileiro. Para o Icasa, o jogo também vale como teste, antes da estreia na Série C.
Ronaldo Angelim jogou no Icasa de 1995 a 1998, passando depois por Juazeiro e Ceará, pelo qual conquistou o título cearense de 1999. Depois de defender o Ituano, de São Paulo, voltou ao Ceará para jogar por cinco temporadas no Fortaleza, ganhando mais quatro estaduais (2001, 2003, 2004 e 2005). Angelim chamou a atenção do Flamengo, que o contratou em 2006. Zagueiro sério e leal em campo, o ex-camisa 4 fez parte da geração mais vitoriosa do clube nos últimos tempos, tendo conquistado uma Copa do Brasil (2006), quatro Cariocas (o tri de 2007-08-09, além de 2011) e o Brasileiro de 2009, quando entrou de vez na galeria de ídolos do clube com o gol de cabeça que valeu o título.