Protagonista da final do Carioca, Botafogo e Vasco estão com campanhas bem parecidas. Numa análise fria dos números, no entanto, o alvinegro leva pequena vantagem: marcou dois a mais que o Vasco (34 a 32); levou um gol a menos (12 a 13); e tem uma vitória a mais (12 a 11). Os dois clubes sofreram apenas duas derrotas em todo o campeonato.
O equilíbrio ficou comprovado no único encontro entre os dois clubes em 2015. Pela 13ª rodada da Taça Guanabara, o clássico terminou 1 a 1. Foi um jogo tenso, as duas equipes já estavam com a classificação praticamente assegurada e não estavam dispostas a sofrer riscos. Evitaram ficar expostas.
Nesse encontro, o Vasco saiu na frente com Gilberto, após passe milimétrico de Madson, pouco antes do intervalo. Atrás no placar, o Botafogo se viu obrigado a atacar e chegou ao empate logo no início do segundo tempo, com Roger Carvalho, de cabeça. O jogo valia a liderança. O vencedor assumiria a liderança. Mas o 1 a 1, fez o Flamengo ultrapassar os dois times e chegar à ponta com a vitória sobre o Bonsucesso nessa mesma rodada.
A primeira partida da final é neste domingo. Na fase decisiva do Carioca, que é sempre disputada em dois jogos, o primeiro encontro tem sido nervoso. Foi assim nas semifinais: Botafogo x Fluminense; e Vasco x Flamengo. Seguindo essa linha e comparando com o clássico da Taça Guanabara, a tendência é que Vasco e Botafogo não se exponham tanto no domingo.