Esporte

No futebol americano, seleção brasileira se prepara a Copa do Mundo

Evento será realizado em julho, nos EUA
Agência Globo | 16/04/2015 às 11:49
Imagine o Mundial de uma determinada modalidade, e exatamente no país em que este esporte surgiu e onde desperta maior paixão. É o que está para ocorrer em julho, nos Estados Unidos, onde será disputada a Copa do Mundo de Futebol Americano. Para o evento, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) inicia neste fim de semana, de 18 a 20 de abril, na Cidade de Irati, Paraná, a preparação da seleção verde e amarela.
Para a equipe nacional, foram convocados 65 atletas que tomarão parte nesta de treinamentos, que a comissão técnica vai utilizar para escolher os atletas que irão compor a lista de 45 jogadores que farão parte da delegação. O training camp será realizado na universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), com apoio da Prefeitura Municipal, da Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) e da Unicentro.
Para os jogadores, a expectativa e a vontade de ficar entre os 45 selecionados que disputarão a Copa do Mundo é grande, como conta Ramon Martire, ou Mamão, como é conhecido o quarterback (armador) do Botafogo e da seleção, que atuou no jogo em que o Brasil obteve a vaga, contra o Panamá, em janeiro:
— Estou feliz em ser convocado para o Training Camp. Espero poder manter meu bom momento com a seleção e ser escolhido para liderar a equipe mais uma vez em Ohio.
Estado do Rio tem 17 atletas na seleção
Além dos jogadores que participarão do Training Camp, os brasileiros que atuam no exterior, em ligas semi-profissionais ou amadoras, também poderão ser convocados para a lista final. Dentre os estados brasileiros, o Estado do Rio é o principal fornecedor de atletas para a Seleção Brasileira, com 17 ao todo, seguido pelo Paraná, com 12, Paraíba (10), Santa Catarina (9) e São Paulo (8). Os estados do Mato Grosso, Pernambuco, Distrito Federal, Ceará e Espírito Santo também estão representados no grupo do Training Camp. Entre os clubes do Rio, nove são do Flamengo, quatro do Botafogo e quatro do Vasco Patriotas, que conquistou ano passado o Torneio Touchdown, o Brasileiro da modalidade.
— Este primeiro período de preparação será fundamental para a comissão técnica poder analisar o nível atual dos atletas e fazer suas primeiras observações. A Copa do Mundo será o momento mais importante da história de todos e a CBFA não vai poupar esforços para proporcionar aos atletas as melhores condições de treinamento que estiverem ao nosso alcance — afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, Guto Sousa.
A seleção, ou Brasil Onças, como a equipe é apelidada, foi convocada pela primeira vez em 2007, mas até então a equipe só havia disputado amistosos, nunca tendo participado de um grande evento internacional. A vaga para a Copa do Mundo foi garantida através de um jogo classificatório contra o Panamá, na Cidade do Panamá, em 31 de janeiro. Lá, o Brasil venceu o time da casa por 26 a 14. No Mundial, a seleção verde e amarela estará no Grupo B junto com França, Austrália e Coreia do Sul. No A, irão jogar: EUA, Canadá, Japão e México.
Organizado pela Federação Internacional de Futebol Americano (Ifaf), o evento irá de 8 a 18 de julho, na cidade de Canton, em Ohio, nos EUA. A divisão se deu por base no ranking da Ifaf, e como os brasileiros nunca disputaram uma competição oficial estão em último lugar na lista. Na primeira fase, as seleções jogam entre si e avançam às semifinais apenas o primeiro colocado do grupo B e os três primeiros do grupo A. O quarto colocado da primeira chave se junta aos três melhores da segunda na disputa do quinto ao oitavo lugar. O Brasil estreia contra a França e o vencedor desta partida enfrenta quem triunfar entre Austrália e Coreia do Sul, com o mesmo acontecendo aos perdedores.
A Confederação Brasileira de Futebol Americano existe desde 2013, em substituição à Associação Brasileira de Futebol Americano (AFAB), fundada em 2000, e é responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte no Brasil, no papel de instituição máxima sobre o futebol americano no país. A CBFA é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e também a responsável pelas modalidades flag football e beach football, assim como pelo campeonato nacional e pelas seleções brasileiras de futebol americano. Guto Sousa é o atual presidente, à frente da instituição na gestão do biênio 2015-16.