O estado emocional do atacante preocupa
Agência Globo , Rio de Janeiro |
16/04/2015 às 13:01
O Vasco começou jogando muito mal contra o Rio Branco, mas melhorou no segundo tempo e conseguiu, com folga, a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O jogo da última quarta-feira tinha tudo para deixar o clima tranquilo em São Januário, às vésperas do clássico decisivo com o Flamengo pela semifinal do Carioca, mas Doriva foi dormir com mais um problema na cabeça. Mesmo diante do modesto Rio Branco, Bernardo acabou discutindo com torcedores e deixou o campo chorando. O estado emocional do atacante preocupa.
- Vamos orientá-lo e continuar prestigiando da maneira que temos prestigiado. Foi um fato isolado, um torcedor xingou, não sei o que foi dito de fato, mas abalou o Bernardo naquele momento. Ele estava fazendo boa partida, correndo, lutando, se empenhando. A gente lamenta, mas com certeza, internamente, vamos orientar e continuar confiando nele - disse Doriva, que teve de responder mais perguntas sobre o Bernardo após a classificação do que sobre o próprio jogo contra o Rio Branco ou a semifinal de domingo, no Maracanã.
Bernardo começou muito bem a partida contra o Rio Branco. Apesar do Vasco ter ido para o intervalo perdendo de 1 a 0, ele era o melhor jogador do ataque vascaíno. Estava se esforçando na ligação do meio com os homens de frente e vinha com bom aproveitamento nas bolas paradas. Mas foi o rendimento cair no segundo tempo e parte da torcida, que estava na área social do clube, começar a pegar no seu pé para Bernardo se descontrolar.
- (Bernardo) Ele falou que estava difícil de jogar, que não estava conseguindo, que estava triste e pediu para sair - disse Thalles à Rádio Globo.
Nei, um dos mais experientes do time, tentou fazer Bernardo mudar de ideia ainda em campo:
- Tem que passar por cima, provar dentro de campo. A torcida o pede toda vez que está fora. Não pode se abalar por isso. Chamei (o Bernardo) e disse: 'Esquece, não escuta'. A torcida age por emoção. No primeiro tempo ouvi alguém me xingando, depois o Henrique, o Bernardo. Já fui vaiado aqui pelo estádio inteiro, é horrível. Ele tem de ser inteligente, não pode se abalar.
A saída de Bernardo repercutiu bastante na área social de São Januário. Os torcedores se dividiram entre aplausos e vaias para o atacante. No meio da confusão, um torcedor acabou sendo detido e foi retirado da arquibancada.
Depois de responder uma série de perguntas sobre Bernardo, Doriva deixou claro que contará com Dagoberto e Marcinho para o clássico de domingo. Existia a expectativa de que os dois fosse a campo contra o Rio Branco para ganhar ritmo de jogo, mas isso acabou não acontecendo. O treinador conversou com o departamento de futebol do clube, e achou melhor guardá-los para domingo.
- São dois jogadores que a gente conta muito. Marcinho jogou bem o primeiro jogo contra o Flamengo, mas sentiu o tempo que ficou fora. Deixamos ele fazendo um trabalho físico à parte. Já Dagoberto ainda está longe de seu ideal e optamos por fazer um trabalho especial com ele nessa semana - disse Doriva.