Três dos seis medalhistas olímpicos do judô brasileiro desembarcaram na manhã desta terça-feira 7, na capital baiana. Até o próximo domingo 12, estarão treinando no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador). O grupo de judocas convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) é formado por 18 titulares,sendo nove homens e nove mulheres.
Oriundos dos mais diversos rincões do país, os judocas Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Ketleyn Quadros chegaram em clima de alto astral. Os dois primeiros foram medalhistas de bronze em Londres 2012, enquanto a última foi bronze nos Jogos de Pequim 2008. Felizes por voltar a pisar em solo baiano, os atletas espalhavam alegria em poder usufruir da cidade e, especialmente, da nova casa do judô das Américas. Além deles, estão os também medalhistas olímpicos Tiago Camilo, Sarah Menezes e Rafael Silva.
“Vamos passar juntos uma semana treinando no CPJ, no equipamento mais moderno do país dedicado ao judô’, adiantou o treinador da equipe feminina, Mário Tsutsui, que chegou de São Paulo. Em seguida acrecenta: “Esta será uma nova oportunidade de descentralizar este esporte e aproveitar da energia maravilhosa desta terra abençoada”.
A preparação dos 18 judocas brasileiros convocados pela CBJ visa o Campeonato Pan-americano de Edmonton 2015, que acontece de 22 a 26 deste mês na cidade canadense. No total, o Centro Pan-Americano de Judô recebe nesta concentração e treinamento cerca de 50 judocas das equipes sênior e de base da seleção brasileira.
Não preocupa - Para a medalhista olímpica Mayra Aguiar, o joelho direito machucado já não mais preocupa. “O que estamos fazendo agora será o resultado lá na frente. Espero poder lutar no Rio de Janeiro em 2016 com apoio da minha família e dos meus amigos e conquistar outra medalha para o Brasil”.
Ketleyn Quadros considera forte a preparação reservada para as futuras competições. “Estamos dando um passo de cada vez”, avalia. O brasiliense Luciano Correa, categoria meio-pesado, primeiro a chegar ao saguão do aeroporto, confessou: “Estou muito motivado, pois a competição no Canadá soma 400 pontos no ranking ao vencedor e quero muito conquistar esses pontos”.
E lembrou: “Nenhum de nós tem a vaga garantida para as Olimpíadas Rio 2016”. Minutos mais tarde, Felipe Kitadai também escancarava a situação. “Estou bem preparado e cada dia trabalho para ficar melhor. A disputa está aberta e quem tiver melhor em 2016 será convocado pela CBJ”.
Viagem ao Canadá - Os 18 atletas começam a treinar nesta quarta 8, e já viajam no próximo dia 21 para o Canadá. De acordo com os critérios de classificação, foram convocados os nove judocas brasileiros melhores ranqueados pela Federação Internacional de Judô (FIJ) em cada naipe (masculino e feminino).
A gaúcha Rochele Nunes e a paulista Mariana Silva estão supermotivadas.“Este é o terceiro encontro para treinamento em grupo”, diz Rochele que está na sua quinta competição este ano. “Agora, que estamos praticamente na reta final, não posso desperdiçar as oportunidades”, alinhava Mariana, que vê cada competição “como um passo para conquistar uma vaga na equipe “.
Este, aliás, é o grande desejo de Alex Pombo paulista de Guaratinguetá. “Acredito que estou seguindo o caminho correto”, justifica. Recentemente, o judoca conquistou bronze na Polônia. David Moura, ao lado, diz que seu objetivo é de curto prazo. “Vou treinar cada vez mais para entrar definitivamente no grupo que vai representar o Brasil”.
Já Isadora Pereira (DF) e Kamilla Silva (ES), componentes da seleção de base, vibravam de alegria só pelo fato de estar entre os ídolos. Tudo para nós é muito gratificante. Eles nos olham com outros olhos e só o fato de ajudá-los nos treinamentos é um prêmio que não tem preço!”