Menos de 24 horas após o lançamento da primeira etapa do processo para adquirir entradas para os Jogos Olímpicos do Rio, o Comitê Organizador já recebeu cerca de 700 mil solicitações até às 11h desta quarta-feira. Um novo balanço deve ser divulgado pela entidade ao meio-dia, quando completará um dia completo após o lançamento, ou se a marca de pedidos chegar a um milhão antes deste horário.
Esta primeira fase do processo vai até 30 de abril. Os interessados devem entrar no site e marcar os eventos aos quais gostaria de assistir. Nas provas que tiverem mais pedidos do que lugares, as entradas serão sorteadas e pouco importa se o torcedor se inscreveu no primeiro ou no último dia do prazo desta primeira fase. O resultado deste sorteio sai em junho. que ajuda o torcedor a programar sua compra, filtrando os eventos por preço, esporte ou disputa de medalhas.
A Cerimônia de Abertura, a final do Vôlei masculino, a final do Futebol masculino, a final do Vôlei feminino e a final do Basquete masculino são os ingressos mais procurados pelo público até o momento.
Outras provas consideradas nobres, como a final dos 100m rasos do atletismo, provavelmente com o jamaicano Usain Bolt, ou finais da natação com o americano Michael Phelps, também devem atrair muitos pedidos. Até 30 de abril, os torcedores podem fazer o cadastro e solicitar os ingressos que desejam comprar, num limite total de 20 eventos diferentes (nos mais concorridos, o limite é de quatro bilhetes por pessoa). O resultado do primeiro sorteio será divulgado em junho, e aí serão cobrados os valores dos ingressos aos contemplados.
REVENDA EM CASO DE DESISTÊNCIA
É provável que a carga de ingressos disponível para os principais eventos se esgote já no primeiro sorteio. Mas há a possibilidade de que sejam abertas novas etapas de venda, em caso, por exemplo, de devolução de ingressos reservados a patrocinadores ou a torcedores estrangeiros, cujo processo de venda é organizado pelo comitê olímpico de cada país. Se um torcedor brasileiro desistir ou não puder comparecer pós ter comprado ingresso, o comitê Rio 2016 vai disponibilizar um site para revenda dos bilhetes, sempre pelo valor de face.
Haverá um segundo sorteio em agosto e depois a venda por ordem de acesso ao site, em outubro.
Durante o dia de ontem vários torcedores tiveram problemas para fazer a reserva. A compra por cartão de crédito só pode ser feita por cartões da bandeira Visa, patrocinadora dos Jogos. Para quem não possui, é oferecida a alternativa de fazer, no próprio site do Rio 2016, um cartão de débito virtual para comprar os bilhetes. Porém, este processo estava falhando por causa do número de acessos acima do previsto pela organização, segundo explicou o Rio 2016.
TRANSPORTE GRÁTIS
O Rio 2016 anunciou que quem comprar ingressos para qualquer prova dos Jogos Olímpicos terá acesso gratuito ao metrô e ao ônibus para chegar aos locais de competição. Bastará apresentar o ingresso.
O problema para o torcedor se programar é que a compra dos bilhetes é feita muito antes da conclusão das obras de transportes. O metrô para a Barra e a TransOlímpica, que ligará os dois principais locais de competição (Barra e Deodoro), ainda estão sendo construídos.
Os ingressos serão entregues nas residências dos compradores em maio de 2016 pelos Correios. A estatal já adiantou que não serão entregues em casa os bilhetes de quem mora em regiões aonde os Correios não costumam ir, como algumas favelas ou áreas com alto índice de violência de algumas capitais. A opção será retirar os ingressos na agência dos Correios mais próxima.