Capital baiana não poderia ter melhor notícia no esporte um dia depois de celebrar seus 466 anos. Cidade venceu a disputa para sediar o Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica 2015, que acontece de 11 a 16 de agosto, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. A decisão foi por unanimidade dos votos da Federação Mundial de Luta Olímpica.
Nenhuma cidade pan-americana havia abrigado o certame até então na história da modalidade. A defesa da candidatura de Salvador foi feita na cidade polonesa de Walzbrych, na noite deste domingo 29, pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes.
“Esse é mais um presente do Governo da Bahia aos desportistas baianos pelo aniversário da cidade, aliás, aos desportistas do continente, pelo ineditismo da realização”, destacou o titular da Setre por telefone.
Governo entrará com uma contrapartida da ordem de R$ 1,7 milhão – repassado através de convênio assinado com a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA).
O pleito baiano concorreu com as cidades do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Reunião na Polônia que decidiu o vencedor contou com representante do Ministério do Esporte do Brasil, e dirigentes da United World Wrestling (UWW) e Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), além da Federação Mundial de Luta Olímpica.
Para a competição, estarão em Salvador 600 lutadores de mais de 90 países, com idades entre 18 a 20 anos, dos estilos Livre, Greco-romano e Feminino. Evento terá transmissão para todos os continentes. Estima-se que mais de 50 mil pessoas desembarcarão na capital baiana para acompanhar o mundial.
Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esporte e Lazer (Fonseel), Álvaro Gomes salientou a importância do mundial em terras baianas visando à construção do clima olímpico na cidade. “Salvador vai abrigar partidas de futebol masculino e feminino dos Jogos da Rio 2016, e o Mundial de Luta Olímpica aqui será essencial para os soteropolitanos começarem a respirar a atmosfera das Olimpíadas”, observou o secretário.
O empenho do Governo do Estado em alavancar o esporte, a excelente estrutura do Centro Pan-Americano de Judô para abrigar o certame, a performance da cidade na Copa do Mundo 2014, e o crescimento da modalidade no país contribuíram para a vitória de Salvador na Polônia, entende o titular da Setre. A brasileira Aline Silva foi medalha de prata no Mundial da modalidade ano passado.
Secretário destacou ainda a relevância do mundial em Salvador para o turismo local, o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão social – uma das prioridades de sua gestão à frente da pasta -, e a possibilidade de divulgar internacionalmente as belezas naturais da capital, incluindo o espetacular equipamento esportivo que é o CPJ, um dos mais modernos do mundo para a modalidade que mais medalhou o Brasil em Jogos Olímpicos.