Esporte

Melhores judocas da Bahia abrem a temporada de competições do CPJ

VIDE
Ascom Setre , Lauro de Freitas | 14/03/2015 às 16:46
Centro Panamericano de Judô em Lauro de Freitas
Foto: BJÁ
Os melhores judocas da Bahia das categorias sub-13 a senior, nas oito categorias de peso, masculino e feminino, participaram neste sábado 14, da I Etapa do Circuito Baiano de Judô. Promovida pela Federação Baiana de Judô (Febaju), a competição reuniu 640 atletas, de 49 clubes, representando 22 cidades do Estado no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. 

“Os melhores judocas classificados na seletiva vão representar a Bahia no Campeonato Brasileiro Regional a ser realizado no mesmo local, entre os dias 17 a 19 de abril”, informa o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas. A Bahia integra a região III no Brasileiro, a mesma de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

No Brasileiro Regional, campeão e vice de cada categoria garantem vaga para o Estado na fase nacional do Brasileiro e ficam pré-classificados para disputar o título nacional. Caso não seja o campeão estadual, o atleta pré-classificado no Regional tem a chance ainda de disputar uma seletiva, em sistema de "melhor de três", contra o vencedor do Campeonato Baiano, pela vaga no Brasileiro fase nacional.

Estímulo - Representando o governador Rui Costa, o secretário estadual do Trabalho e Esporte e também vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esportes e Lazer (Fonseel) Álvaro Gomes parabenizou os atletas pelo nível da competição. “São eventos deste porte, que estimulam os nossos atletas a buscarem novas posições neste esporte que já trouxe para o Brasil um total de 19 medalhas olímpicas”, destaca.

Álvaro Gomes falou da sua meta em transformar o esporte em ferramenta para inclusão social e geração de emprego e renda. Acompanhado pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo França – atual gestor do CPJ - e do presidente da Febaju, Marcelo Ornellas conheceu detalhes da obra, hoje uma referência mundial da categoria. 

“A partir deste equipamento esportivo, construído pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Esporte e a CBJ, a Bahia será muito em breve uma potência nacional. Inicialmente já temos 26 judocas sendo apoiados pelo programa estadual FazAtleta”, explica.

Valorização - Entre os destaques da competição realizada no CPJ todos foram unânimes em valorizar a obra. Luís Henrique, Mayara Oliveira e Maicon França disseram que “o Centro proporciona o que há de melhor para os que praticam o judô. Futuramente, esperamos poder treinar com os grandes nomes nacionais e internacionais que virão fazer treinamento de aclimatação aqui em Lauro de Freitas”.
  
Para os judocas baianos o Centro Pan-Americano de Judô, receberá nesta temporada cinco das oito etapas do circuito Baiano 2015. As outras três acontecerão em Jequié, Vitória da Conquista e Serrinha, segundo o presidente da Febaju. “Atualmente contamos com 24 mil atletas cadastrados em nosso sistema na Febaju e este número só tende a crescer ainda mais daqui para frente”, analisa. 

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o baiano Marcelo França, comemorou a realização desta primeira competição abrindo o ciclo de 2015. “O CPJ recebeu investimentos da ordem de R$ 43 milhões e a proposta de construção deste equipamento foi a de incrementar a prática do judô no país e, em especial, na região Nordeste. Esperamos aqui, revelar novos talentos, e formar campeões neste esporte tão especial”, ressalta.