Esporte

Medina perde em Gold Coast mas quatro "brazucas" chegam às quartas

Brazilian Storm mostra força na Gold Coast e classifica Miguel Pupo, Wigolly Dantas, Mineirinho e Filipe Toledo entre oito melhores
Terra | 12/03/2015 às 12:47

A eliminação precoce do campeão Gabriel Medina está longe de significar o fim da expectativa brasileira pela primeira etapa do circuito mundial de surfe. Nada mais do que quatro atletas do País estão nas quartas de final na Gold Coast, na Austrália, e ao menos um chegará às semifinais.

Em ondas com pouco mais de um metro e boa formação, o desempenho brasileiro ao longo de quinta-feira foi espetacular. Garantiram vaga entre os oito melhores do campeonato Miguel Pupo, Wigolly Dantas, Adriano de Souza “Mineirinho” e Filipe Toledo.

Os dois primeiros se enfrentam na abertura das quartas. Mineirinho desafia o australiano Mick Fanning em uma revanche por uma derrota sofrida em bateria anterior, e Toledo vai encarar Bede Durbidge. O duelo australiano Julian Wilson x Taj Burrow encerra a fase.

Destaque para Filipe Toledo, que cravou a melhor pontuação do dia na terceira fase ao bater o americano Kolohe Andino. De quebra, o brasileiro marcou 17,83 contra o sul-africano Jordy Smith e o australiano Matt Wilkinson, garantindo 100% de aproveitamento e vaga direta nas quartas de final.

Miguel Pupo também teve desempenho parecido. Com médias 13,67 e 17,23, ganhou as duas baterias do dia. Já Mineirinho e Wigolly Dantas tiveram que passar por mais uma repescagem ao perderem na quarta fase - Adriano cravou os mesmos 16,50 de Fanning, mas perdeu nos critérios de desempate. Na sequência, ambos passaram com folga, com expressivas marcas de 16,94 e 17,34, respectivamente.

Algoz do onze vezes campeão Kelly Slater, Ítalo Ferreira não teve a mesma sorte. Perdeu um duelo 100% brasileiro na quarta fase contra Wigolly Dantas e Miguel Pupo e, na sequência, parou no australiano Taj Burrow em uma bateria apertada (15,73 x 15,50), encerrando o evento com o nono lugar. Medina ficou em 13º, e Jadson André em 25º.

 

As baterias de quartas de final devem ser disputadas na noite desta quinta no Brasil, sexta na Austrália. A tendência é que o campeonato, adiado por seguidas vezes pela falta de ondas, seja encerrado no mesmo dia.