Atualizado nesta quinta-feira, o ranking da Fifa tem uma única mudança nas dez primeiras posições: a Itália desbancou a Espanha. Mas a ultrapassagem tem mais a ver com os critérios da entidade do que pelo desempenho recente das seleções.
As mudanças são raras porque pouquíssimos jogos entre seleções foram disputados desde a última atualização, em fevereiro. Foram apenas sete, exclusivamente nas Américas do Norte e Central e Caribe. Assim, a melhora da Itália se dá porque a Fifa eliminou da conta os resultados de fevereiro de 2011, que não entram mais no período de quatro anos levado em consideração para a obtenção da média dos resultados.
A Seleção Brasileira segue na sexta posição, atrás do top 5 formado por Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica e Holanda. Após o time treinado por Dunga, completam as primeiras posições Portugal, França, Uruguai e Itália.
Quem se deu melhor neste mês foi Barbados, que subiu 11 colocações para aparecer no 131º lugar. A seleção libanesa, por sua vez, perdeu 25 colocações e caiu para 146º. Segundo a Fifa, a pior seleção entre as 209 do mundo associadas é Butão.
O desempenho das seleções que estiveram na Copa do Mundo influi pouco nesta atualização. Como o ranking é atualizado mensalmente, as campanhas foram levadas em consideração já em agosto do último ano.