Esporte

CONQUISTA faz desabafo por menosprezo da imprensa na Copa do Brasil

vide
Blog do Anderson , VCA | 07/03/2015 às 19:21
Neto Comander
Foto: Blog do Anderson
A Copa do Brasil foi criada para ser um campeonato democrático, onde as equipes de menor expressão tivessem a oportunidade de receber grandes clubes, que cidades que ficam fora do eixo sul-sudeste aparecessem na mídia e pudessem mostrar suas belezas, sua cultura. Bem, talvez essa fosse a intenção, mas parece que a mídia dos grandes centros exploram de outra forma.

 A cidade de Vitória da Conquista festejou quando no sorteio o Palmeiras foi indicado como adversário do clube da cidade. Grande ansiedade por parte dos torcedores, região Sudoeste mobilizada, afinal, o confronto entre Vitória da Conquista e Palmeiras tinha data marcada 04 de março de 2015. Mas, na semana do jogo acontecer, um ingrediente novo entrou em cena, o gramado do Estádio Lomanto Junior. Sem dúvidas, muito ruim, castigado pela chuva e descaso que foi tratado por anos. Leia na íntegra a opinião de Neto Comander.

Pronto, estava ali o prato que a mídia do sul do país tanto queria, e para dentro da lama do gramado eles levaram a cidade. Foram até a toca do bode e mostraram em tom de deboche a porteira que dá acesso ao Centro de Treinamento do clube, modesto é verdade. Afinal, lá não entra os milhões que jorram nos grandes clubes e que depois vão para o ralo.

Porque não mostraram a sala de troféus que o clube conseguiu em tão pouco tempo? Não falaram que mesmo modesto, luta com suas forças e nunca um jogador saiu do clube porque ficou 3 meses sem receber salário, como aconteceu recentemente com grandes clubes do futebol brasileiro? Quanto a cidade, que foi tratada como cidadezinha e centro menos desenvolvido, esqueceram-se de citar que é a terceira mais importante do estado da Bahia, que entre as várias universidades existentes na cidade, tem a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), umas das melhores universidades desse país. Poderiam ter feito uma visita a Fundação Casa dos Carneiros para mostrar o trabalho do menestrel Elomar Figueira Mello, um dos maiores músicos do Brasil. 

Citar Glauber Rocha, cineasta, ator e escritor; o ambientalista André Cairo; ou Xangai, que adotou Conquista como sua terra. Como o assunto em pauta era o esporte, pelo menos os irmãos Minotouro e Minotauro, isso citando algumas figuras ilustres que a mídia tanto explora, porque cada cidadão dessa terra merece respeito. Mas não fizeram nada disso.

O que muitos profissionais dos grandes centros fazem mesmo é comparar os clubes, as cidades, com tom de deboche e menosprezo. Sim, vocês tentaram ferir o orgulho dessa gente, mas cada cidadão que nasceu aqui, ou mesmo os que de outros estados vieram, como eu que sai de Minas Gerais e adotei essa terra como minha, podemos, sim, bater no peito bem forte e gritar: “EU SOU CONQUISTENSE, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!”.