Esporte

Novo diretor do IPAC assume cheio de gás e com bom curriculo acadêmico

vide
Ipac , Salvador | 05/03/2015 às 13:26
   O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), uma das mais antigas entidades do Brasil a desenvolver políticas públicas para os bens culturais materiais e imateriais, passa a ter um novo gestor a partir de hoje (04), arquiteto João Carlos de Oliveira, especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que integra, desde 2009, o quadro do Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (Minc).

   O novo diretor do IPAC também foi consultor do Programa Monumenta/MinC em Ouro Preto. Sob coordenação do IPHAN/MinC, esse programa atingiu 26 cidades de importância arquitetônico-histórica no Brasil, unindo recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.

   Na área de projetos culturais e captação de recursos, Oliveira participou de restaurações no Rio de Janeiro em municípios como Valença, Barra Mansa, Sapucaia, Barra do Piraí, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Vassouras. Em Minas Gerais, atuou nos municípios de Rio Preto, Conceição do Mato Dentro e Ouro Preto, desenvolvendo levantamentos histórico, cadastral, fotográfico e diagnóstico para restauros. Integrou ainda importantes projetos de restauro no Rio de Janeiro (Valença, Rio das Flores e Barra Mansa), Minas Gerais (Juiz de Fora) e em Cachoeira na Bahia.