vide
Ag Globo , RJ |
13/02/2015 às 15:52
Luanda, capital de Angola, será a primeira escala da seleção brasileira, atual campeã do mundo, rumo ao Mundial Feminino de Handebol, que será disputado na Dinamarca, em dezembro. No primeiro compromisso da temporada, o técnico Morten Soubak, dinamarquês radicado no Brasil, irá trabalhar com um grupo de 16 atletas, quase 100% formado por jogadoras que atuam no Brasil, à exceção da central Francielle Gomes da Rocha, do clube austríaco Hypo Nö. Em Angola, a seleção brasileira irá disputar um torneio amistoso com as seleções A e B daquele país e mais a equipe de Portugal, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.
Na competição, a ideia do treinador é a de começar a testar atletas jovens, tendo em vista a renovação do grupo. A base da seleção principal é formada por atletas que atuam na Europa, mas a maioria do grupo que irá viajar ao continente africano é de jogadores que se destacaram na Liga Nacional de 2014 e já tiveram passagens anteriores pela equipe adulta ou pelas de base. A armadora Amanda Andrade e a central Deborah Hannah são as únicas que estiveram no elenco que conquistou o título do Mundial da Sérvia, em 2013.
Ainda este ano, a seleção terá um ano agitado, com disputas importantes, a começar pelo Pan-Americano da modalidade em junho, em Cuba. Na sequência, apesar de ter vaga garantida para os Jogos Olímpicos, o Brasil tentará manter a hegemonia nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá. E, o mais importante, em dezembro, na Dinamarca, lutará para manter o título mundial.
A equipe: Goleiras — Gabriela Gonçalves Dias Moreschi (Liga Itapeviense de Handebol-SP) e Jéssica Silva de Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC); Armadoras — Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Lígia Costa Maia da Silva (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS), Patrícia Batista da Silva Parolin (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Samara da Silva Vieira (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS); Centrais — Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Francielle Gomes da Rocha (Hyppo Nö-Áustria) e Isabella Maria Araldi Ansolin (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC); Pontas — Bárbara Buratto Brocardo (Metodista/São Bernardo-SP), Célia Janete Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Daise de Oliveira Sousa (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Dayane Pires da Rocha (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ) e Larissa Fais Munhoz Araújo (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS); Pivôs — Isaura Fernanda de Almeida Menin (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC) e Lívia Martins Horácio (Metodista/São Bernardo-SP).