Alem fica com a bola de ouro e Marta é a segunda
ZÉDEJESUSBARRÊTO , Salvador |
12/01/2015 às 18:03
James tirou da Arena Fonte Nova o mais bonito gol da Copa
Foto: GLOBO
Enfim escolhidos os melhores do mundo em 2014 segundo os critérios da soberana Fifa.
- A Bola de Ouro para o craque do ano foi, mais uma vez, do português Cristiano Ronaldo, atleta do Real Madrid, artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, que já tinha vencido o prêmio em 2013.
O ‘gajo’, é bem verdade, não brilhou na Copa do Mundo no Brasil, até porque atuou sem estar nas suas melhores condições físicas. Mas arrebentou pelo Real Madrid, com gols e mais gols. É um atleta perfeccionista, de alta velocidade, objetivo e um exímio finalizador.
Esperava que fosse escolhido o goleiro alemão, do Bayern Munique, campeão do mundo, Neuer, que deu um show na Copa, atuando de uma forma diferenciada, fechando o gol e fazendo as vezes de líbero, o chamado ‘goleiro e beque’. Neuer ficou em terceiro, coladinho naquele baixinho que foi escolhido o segundo melhor do mundo, o argentino Messi, do Barcelona, que fez uma copa razoável, sagrou-se vice-campeão do mundo e foi escolhido pela Fifa o craque da copa, sem merecer. O ‘la pulga’ continua jogando muito, mas viveu um 2014 irregular, longe do seu melhor.
*
- O CR 7, ao receber a premiação, disse que está perseguindo Messi. O ‘gajo’ recebeu a sua terceira ‘bola de ouro’ na carreira e Messi já conquistou quatro. A briga é boa. Começaram bem o ano de 2015, Messi ainda melhor. Mas, este ano, tem uma boa sombra pra eles: o brasileiro Neymer, que atua com Messi no Barcelona e está assombrando nesse começo de temporada, jogando demais e fazendo gols também.
*
- Enquanto Cristiano se apresentou elegantíssimo na premiação, Messi apareceu com um terno lilás, estranhíssimo. Parece um duende, ou um elfo.
*
- Entre as mulheres, a vencedora da bola de ouro foi a meia alemã Nadine. A brasileira Marta, que já papou cinco premiações de melhor do mundo, dessa vez ficou em segundo lugar.
*
- O treinador da seleção alemã campeã do mundo Joachim Low foi escolhido o melhor de 2014, com justiça, batendo Ancelloti (do Real) e o argentino SImeone, treinador do Atlético de Madrid.
*
- O gol mais bonito foi aquele do camisa 10 colombiano James Rodrigues, feito no Maracanã, na copa, contra o Uruguai, matando no peito com elegância e batendo forte de canhota, de fora da área, a bola batendo no travessão e ganhando as redes, sem chance pro goleiro.
James, que agora atua no Real Madrid, recebeu o Troféu Puskas, merecidamente, embora eu tenha achado o gol de Van Persie, na Fonte Nova - voando e encobrindo Casillas, numa plástica e sutil cabeçada - o mais belo da Copa.
*
- E eis a seleção Fifa 2014:
Neuer, Lahm, Tiago Silva, David Luis e Sergio Ramos; Kross, Di Maria e Iniesta; Robben, Messi e Cristiano Ronaldo.
Contestas? Cá no meu canto questiono a escalação dos dois zagueiros brasileiros, principalmente David Luis que fez dois jogos (na goleada, os 7 x 1 contra a Alemanha e o último contra a Holanda) atabalhoados. Mas nos critérios da Fifa rolam muitos outros interesses.