Após ser recebido por uma multidão aos gritos de "é campeão" no aeroporto de Guarulhos, nesta terça-feira, Gabriel Medina deu sua primeira entrevista em solo brasileiro depois de conquistar o Campeonato Mundial de Surfe (WCT). Em um hotel, dezenas de jornalistas se espremeram para ouvir as (tímidas) palavras do novo ídolo nacional.
Com apenas 21 anos, recém-completados nesta segunda-feira, o surfista parece ainda não acreditar em tudo que aconteceu e disse que, aos poucos, a ficha começa a cair. "Quando eu cheguei, tinha muita gente, foi muito legal a recepção, eu não esperava por essa galera. Foi uma surpresa muito boa, nunca imaginei que eu chegaria a esse ponto. É muito legal receber esse carinho e estar de volta ao Brasil. Não tem coisa melhor do que isso. Era um sonho para mim, hoje é realidade", contou.
"Ainda assusta um pouco, só para chegar no carro foi uma batalha. Às vezes tenho medo de perder minha privacidade, mas o que tiver que ser será, espero que todo mundo colabore", completou, mostrando ainda não estar acostumado com seu novo status no esporte brasileiro.
Medina desfilaria em carro de bombeiro nesta quarta-feira, mas a atividade foi cancelada devido às fortes chuvas na região. "Esse é o momento de nós nos unirmos. Não dá para festejar nada. Muitas pessoas ficaram desabrigadas, perderam tudo. Estamos bem tristes e vamos lá dar uma força para todo mundo", disse a mãe do surfista.
Gabriel Medina fez história na sexta-feira passada, no Havaí, quando se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Em Pipeline, ele garantiu o feito ao avançar às quartas de final e contar com a queda do rival australiano Mick Fanning na respescagem da quinta fase, dianto do brasileiro Alejo Muniz, para escrever seu nome na história do esporte.
Além disso, Medina também se tornou o primeiro brasileiro a chegar na final da última etapa do WCT, no formato de dois finalistas, e por pouco também não ficou com a taça. Ele acabou derrotado pelo australiano Julian Wilson em uma bateria eletrizante, com uma virada nos últimos minutos.