Ou se organiza de vez ou afunda
ZédeJesusBarreto , Salvador |
11/12/2014 às 20:40
Agora é passar o ancinho e colocar a garotada pra jogar
Foto: ECV
Ora, sejamos otimistas! Pensamento positivo.
A dupla Ba Vi vai qualificar, dar um charme especial à Série B/2015. Basta que as nossas equipes honrem a camisa e a história que carregam. Primeiro que tudo, cumpram o dever, a obrigação de vencer seus jogos em casa – Fonte Nova e Barradão – enchendo de alegria e Axé as arquibancadas, motivando e fazendo o torcedor jogar junto. Sem vacilos, sem tropeços, com raça e vontade de jogar bola desde a primeira rodada até a última, disputando o título.
Sò há esse caminho para a retomada de rumo.
*
Bem, antes tem o campeonato baiano e a tal Copa do Nordeste. E mais a Copa do Brasil. O mundo não acabou com a queda. Uma amargura, apenas. Um ano ruim esse 2014. Pior foi o Brasil de Felipão na Copa, lembram? Levamos sete dos ‘alemão’ ! E parece que já nem mais lembramos daquilo.
*
Rubronegro
No planejamento para 2015, o Vitória saiu na frente. Já dispensou uma ‘renca’ de jogadores tidos como imprestáveis e sem identidade com as cores rubronegras - Adriano, Ayrton, Cáceres( vai pro México), Dão, Dinei (tem propostas do exterior), Edno, Marcinho, Marcos Jr, Richarlysson (diz que vai se aposentar), Roger Carvalho e Vinícius. Beltrán , Juan e Escudero não gostam da ideia de disputar uma segundona e procuram novos ares. Luis Gustavo, um bom atleta, pode até continuar, mas é jogador do Palmeiras, que pode querê-lo de volta. Boa limpeza!
Devem permanecer: Gatito , Wilson, Nino, Kadu, Ednei, Salustiano, Tarracha, Mansur, Euller, Neto Curuja, Zé Wélisson, William Henrique, Willie, Vander, Leo Ceará... É a hora e a vez da garotada.
Na tarde dessa quarta-feira a diretoria já divulgou o nome do novo treinador, Ricardo Drubscky, mineiro de nascimento, ex-técnico do Goiás, nome pouco conhecido por estas bandas mas um profissional com perfil de segundona, segundo o presidente Carlos Falcão, que preferiu manter a atual diretoria de futebol a despeito do fracasso do ano rubronegro.
**
Tricolor
O Bahia vai largar atrás, atrasado, em função da troca de diretoria, a eleição para a presidência do clube marcada para o dia 13, sábado. Concorrem ao pleito o radialista e ex-agente de atletas Antonio Tillemont, o jornalista Marcelo Sant’Anna, Marco Costa, ex-diretor do clube, o empresário Olavo Fonseca, o antigo preparador físico e diretor das divisões de base Nelsival Menezes e o torcedor folclórico Binha de São Caetano. As sondagens preveem uma disputa maior entre Tillemont e Sant’Anna.
O eleito, seja quem for, assume sob a pressão de tomar decisões urgentes e da maior importância. Deve imediatamente escolher nova diretoria de futebol, um novo treinador (comissão técnica) e definir quem fica e quem sai do inflado e inoperante plantel que aí está.
Terminam contratos agora no final do ano e dificilmente permanecerão no clube os seguintes atletas: Diego Macedo, Roniery, Galhardo (o melhor dos três laterais), Guilherme Santos, o zagueiro Démerson, os apoiadores Leo Gago, Uélliton, Rafael Miranda e Fahel; os meias Lincoln, Branquinhos e Emanoel Biancucchi, e mais os atacantes Henrique, Marcos Aurélio, Bárbio (o mais esforçado deles), Rafinha e Potita.
Devem continuar, pois têm contrato vigorando em 2015: os goleiros Omar e Douglas Pires; os quatro zagueiros Lucas Fonseca, Titi ( não já deu o que tinha de dar?), o garoto Robson e o veterano Adaílton (com contrato até o fim de maio); mais os atacantes Kieza (contrato também até o fim de maio) e Maxi Bianchucci, que está com filme queimado com a diretoria e a torcida pelo seu baixo rendimento e comprometimento nulo com o clube. Têm contratos mais longos o goleiro Lomba (até 2017) que pode ser negociado, dar adeus até pelo seu baixo rendimento, fracasso mesmo, nessa temporada que se finda; ainda os jovens laterais Railan (2016) e Pará (2017), os meiocampistas Feijão (2018) e Bruno Paulista (2017), o atacante Jeam (2017) e mais o inativo Ávine, com contrato até fevereiro de 2016.
Como se vê, muitos pepinos e abacaxis a descascar, sem tempo pra meditar.
*
A apresentação da dupla Ba Vi para os exames médicos e pré-temporada acontece no começo do ano e o campeonato baiano se inicia no dia 1 de fevereiro, um domingo, e vai até 3 de maio.
**
O ano de 2015 promete. Ou será um ano de renascimento, de ressurreição... ou de horrores e afundamento.