vide
Setre , Lauro de Freitas |
01/12/2014 às 10:04
Aconteceu no centro de Lauro de Freitas
Foto: Secom
A nova casa do judô brasileiro sediou o seu primeiro desafio internacional no início da tarde deste domingo (30). O Centro Pan-Americano de Judô, construído em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi palco de cinco lutas separadas por peso. O evento-teste colocou Brasil e Itália frente a frente, e os brasileiros levaram a melhor, vencendo todos os combates.
Quem teve a chance de subir no shiaijô aprovou o equipamento esportivo, entregue à Confederação Brasileira de Judô em julho deste ano pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Para a baiana de Xique-xique, Mayara Oliveira, a emoção de vencer diante da torcida foi ainda mais especial. Ela foi convocada no sábado (29) para substituir compatriota Eleudis Valentim, que sofreu uma lesão no joelho. É muito bom vencer em casa. A torcida vibrando por mim. Estava nervosa no início, fui a primeira a lutar. Durante a luta me acalmei e consegui vencer. É uma sensação maravilhosa, única, afirma a atleta de 20 anos, terceira colocada no Brasileiro de Judô de 2014.
Além de Mayara, os brasileiros Marcelo Contini, Mariana Silva, Eduardo Bettoni e Rochele Nunes venceram seus adversários italianos: Leonardo Casaglia, Chiara Carminucci, Davide Pozzi e Débora Sala, respectivamente. A festa pelo grande resultado se estendeu às arquibancadas. Quase duas mil pessoas assistiram ao evento. Esse espaço é perfeito para esse tipo de evento. Ficou muito bom. Um lugar aconchegante, que com certeza vai fazer parte do lazer de muita gente, disse o técnico em eletrônica, Luis Anselmo.