O título da Copa do Brasil gerou o momento perfeito para Levir Culpi desabafar. Visto com muita desconfiança quando chegou ao Atlético-MG, ele termina o ano como campeão da Copa do Brasil. Por isso o técnico aproveitou para falar sobre tudo que o deixou chateado e ainda soltou críticas duras contra o futebol brasileiro.
Levir disse que ouviu os comentários ruins que surgiram quando ele foi anunciado no Atlético-MG. Ele tinha ficado seis anos no Cerezo Osaka, do Japão, e por isso foi chamado de "atrasado". Mas ele explicou que é exatamente o contrário.
"Quero registrar o engano desse comentário. Pensam que fui para o Japão para ensinar futebol. Mas eu fui para lá para aprender. Eu trouxe coisas para cá que estão funcionando. Desatualizados estamos nós, que só pensamos em resultado. Isso (as críticas) me deixou chateado. Só algumas pessoas falaram isso, mas eu gostaria de desabafar", explicou ele, sem elevar o tom de voz em nenhum momento.
Sobre o futebol brasileiro, Levir foi bastante pessimista. Ele entende que o problema no País é bem mais grave do que apenas jogar bola ou organizar campeonatos.
"O nosso futebol não é organizado, e isso é um problema educacional. O Brasil tem um futebol mal educado. Não é só adotar o modelo alemão, porque lá tudo funciona bem. Mas aqui poucas coisas funcionam bem, para não dizer nada. Então teria que ser mudanças de atitudes, mudar governo e, desculpa ser repetitivo, não vejo outra solução que não seja a educação", concluiu.
Com o título desta quarta-feira, Levir Culpi se tornou o segundo treinador a conquistar duas vezes a Copa do Brasil. Ele já tinha levantado a taça em 2006, com o Cruzeiro. Apenas Felipão já atingiu esse feito, pois foi campeão pelo Criciúma (1991) e pelo Palmeiras (2012).