Durante os últimos meses, o Comitê de Ética da Fifa investigou irregularidades que poderiam afetar as Copas de 2018, na Rússias, e 2022, no Catar. Porém, nesta quinta-feira, foi concluído que não há quaisquer irregularidades e por isso as competições acontecerão nestes países sem nenhum problema. A entidade apresentou uma nota na qual informou e apoiou o resultado do comitê.
A Fifa agradeceu a colaboração do comitê e dos investigados, além de celebrar o fim das investigações. Também já se preveniu contra outras denúncias: "a Fifa apoia o Comitê de Ética e sua preparação para futuros casos potencialmente abertos contra funcionários".
A entidade máxima do futebol admitiu um problema: "a Fifa reconhece as recomendações mencionadas sobre uma melhoria no processo de licitação para futuras Copas do Mundo". Também foi reforçado que a organização da Copa de 2026 já começou, com as devidas adaptações.
O Comitê de Ética investigou denúncias de que houve corrupção na escolha das sedes das Copas, o que aconteceu entre 2011 e 2012. Essas suspeitas surgiram desde que Mohamed bin Hammam, então vice-presidente da Fifa, foi banido por causa de corrupção.